Governo - Quarta-feira, 09 de Fevereiro de 2022

Palestra sobre cultivo do crambe acontece nesta quarta em Tupã

Evento acontecerá a partir das 19h, no Kaikan

Palestra sobre cultivo do crambe acontece nesta quarta em Tupã

A Prefeitura de Tupã, o Sindicato Rural de Tupã e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Tupã realizam nesta quarta-feira (09/02) a palestra “Cambre – Safrinha sem Risco”. O evento acontecerá a partir das 19h, no Kaikan, localizado na rua Joaquim Abarca, 916.

Devido ao sucesso da palestra sobre crambe, realizada recentemente, no município de Lucélia, os parceiros se uniram novamente, outros mais aderiram e quem não teve a oportunidade de comparecer antes, poderá participar desta nova palestra sobre o crambe, oleaginosa que pode ser uma ótima alternativa para cultivo na safrinha.

São esperados mais de 70 participantes, os quais poderão conhecer melhor o que o crambe oferece, os tratos e manejos necessários a essa planta rústica, bem como fazer as perguntas para o palestrante Fabio Vanzei, diretor agronômico da Agro Novas Energias, uma das empresas organizadoras do evento.

O diretor técnico da CATI Regional Tupã, Rodrigo Lemes, estará na abertura do evento e falará sobre a viabilidade do cambre como uma alternativa de baixo custo, praticamente sem riscos, de ciclo curto, ideal para plantio na safrinha, em especial em rodízio com a soja. Rodrigo tem sido um entusiasta da planta, que vem ganhando cada vez mais espaço na região, com interessados em vários municípios de área de atuação da CATI Regional Tupã.

“É nosso dever, como extensionistas rurais, estarmos atentos às novidades e oferecermos alternativas, em especial para os agricultores familiares, os quais são aqueles que mais procuram os serviços oferecidos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Nós, da CATI e das Casas da Agricultura, estamos mais próximos dos pequenos produtores rurais e eles sempre nos procuram quando têm dúvidas ou ouvem falar de algo que ainda não conhecem”, afirma Rodrigo Lemes.

E, pelo jeito, o crambe, essa oleaginosa de origem mediterrânea, da família das crucíferas, denominada Crambe abyssinica, de fácil adaptabilidade, tolerante à seca, dentre outros atrativos, logo será assunto em outras regiões, para outros públicos. Mais informações podem ser obtidas na CATI Regional Tupã, pelos telefones (14) 3496-4525 e (14) 3496-4524.

Com informações do Centro de Comunicação Rural (Cecor/CATI/SAA) – mgdauria@sp.gov.br / cecor@sp.gov.br