Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013

Prefeitura repassa mais de R$ 26 mil para entidades

"

Aconteceu na manhã de ontem;* na sala de reuniões do Paço Municipal;* coletiva com a imprensa para o anúncio da destinação de recursos oriundos de repasse do Imposto de Renda. Estiveram presentes o prefeito Manoel Gaspar;* a secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* vereadores;* responsáveis por entidades da cidade e convidados;* entre outros.
O objetivo do encontro foi tratar sobre a destinação das doações do Imposto de Renda para as entidades;* através do Fundo da Criança e do Adolescente de Tupã;* que é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O total de R$ 26.678;*19 foi dividido entre as 9 entidades beneficiadas;* seguintes: Lar Santo Antônio (R$ 4.412;*00);* Apae (R$ 6.488;*00);* Casa do Garoto (R$ 7.938;*19);* ONG Artevidas (R$ 500;*00);* CIM (R$ 4.412;*00);* Casa Abrigo (R$ 1.428;*00);* Associação Bethel (R$ 500;*00);* Fundação Mirim (R$ 500;*00) e Legião Mirim (R$ 500;*00).

Importância
O repasse agora no final de ano é de grande importância para as entidades;* diante das dificuldades para os acertos referentes ao 13° salário;* gastos com eventos e festas de final de ano;* entre outras situações.
Na verdade;* era para ser repassado também o valor de doações de 3% do Imposto de Renda;* mas o dinheiro ainda não foi liberado. Por isso;* a administração resolveu antecipar o repasse dos valores citados acima;* referentes aos 6% das doações do Imposto de Renda;* para auxiliar o trabalho das entidades envolvidas com crianças e adolescentes de Tupã.

Valores
Para que se entenda melhor sobre os valores doados;* a presidente do Fundo da Criança e do Adolescente;* Thaís Mirallas;* esclareceu sobre a doação. Também a presidente anunciou que novos recursos devem ser repassados para as entidades;* referentes aos 3%. “Este recurso que o Fundo da Criança e do Adolescente está repassando para as entidades;* é referente à doação do Imposto de Renda. A gente tinha conversado com o Conselho e as entidades;* que estaria doando neste momento os valores referentes à doação de 3%;* que é aquela doação feita de janeiro a abril;* porém;* essa doação é feita através da Darf;* da Receita Federal;* e Tupã ainda não foi um dos municípios contemplados. Então;* os primeiros municípios receberam os valores referentes a essa doação em setembro;* e os outros municípios estarão recebendo agora em dezembro. Esse dinheiro ainda não caiu na conta. Existem doações de 3%;* que são aquelas que as pessoas não especificam para qual entidade serão destinadas. Esse dinheiro vai direto para o Fundo da Criança e do Adolescente. O Conselho já deliberou que a entidade que conseguir comprovar que essa doação foi para a mesma;* com os comprovantes da Darf;* a gente vai fazer o repasse proporcional. De qualquer forma;* esse dinheiro está por vir. A gente acredita que até o final de dezembro”;* explicou.
Conforme citado acima;* o total arrecadado foi de R$ 26.678;*19;* destinado para as entidades;* valor que foi dividido por instituição.
De acordo com a presidente Thaís Mirallas;* a Receita passou a informação de que o municipio tem capacidade de arrecadação para doação no total de R$ 1 milhão.
Frente a tal realidade;* as autoridades incentivam as entidades para que promovam maior divulgação desse tipo de doação;* assim como incentivam a população a ajudar.

Recursos destinados
A secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* explicou sobre o repasse de 6%;* que especifica a entidade que será beneficiada. “As pessoas que fazem esse repasse;* fizeram já com o percentual de 6%. Eles especificaram os nomes das entidades que deveriam receber e o valor que iria repassar. O Fundo da Criança e do Adolescente acaba retendo 20%. A entidade que esteja necessitando durante o ano de alguma verba;* por causa de algum acidente que aconteceu e que precise de recursos;* poderá solicitar;* diante da necessidade. Não havendo procura;* no próximo ano esses 20% ficam aplicados e eles vão ser distribuídos igualmente para todas as entidades”;* relatou.

Exemplos
Por fim;* o prefeito Manoel Gaspar destacou as entidades como sendo exemplos no trabalho e estrutura. Ele reforçou a necessidade de promover esse tipo de arrecadação;* para conseguir mais recursos. “Quando assumimos a administração;* nos deparamos com as entidades cada vez mais precisando de recursos. As entidades têm que ter hoje psicólogos;* assistentes sociais e o custo da burocracia vem aumentando muito. As entidades precisam se mexer;* precisam ir atrás. Então;* desenvolvemos uma campanha aqui na prefeitura;* junto com as entidades e;* principalmente;* com os escritórios de contabilidade no mês de abril;* para que os escritórios incentivassem as pessoas que pagam o Imposto de Renda para que fizessem as doações”;* finalizou.

"