Agricultura - Sexta-feira, 18 de Março de 2022

Secretário de Agricultura do Estado Itamar Borges visita Tupã

Benefícios para o município foram anunciados durante a visita do Secretário

Secretário de Agricultura do Estado Itamar Borges visita Tupã

Na tarde da última sexta-feira (11) o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, esteve nos escritórios da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI) e da Defesa Agropecuária de Tupã. A visita foi para apresentar ao Secretário toda a estrutura dos escritórios na cidade e as conquistas que o auxílio aos produtores rurais trazem para Tupã e para o Estado.

Também estiveram presentes o Secretário Executivo Francisco Matturro, o prefeito Caio Aoqui, o vice-prefeito Renan Pontelli, os secretários municipais Anderson Luis, Telma Tulim, Tiago Pettenuci e Valentim Bigeschi, os vereadores Cris Vicente, Eduardo Edamitsu, Paulo César Soares e Renato Fresneda, o prefeito de Arco-Íris Aldo Mansano, o Diretor da CATI Regional Tupã Rodrigo Luis Lemes e o Diretor da Defesa Agropecuária de Tupã José de Barros Vieira.

No ano passado, alegando compensar um déficit de R$10 bilhões no orçamento estadual, foi proposto um plano de reestruturação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o fechamento das 574 Casas da Agricultura ligadas à CATI, e mais da metade dos Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR) e Escritórios de Defesa Agropecuária das 80 unidades em funcionamento no Estado, incluindo as unidades em Tupã.

No entanto, após articulação da atual Administração e dos vereadores do município, foi afirmado pelo Secretário, durante a visita, que a CATI e a Defesa Agropecuária de Tupã permanecerão em funcionamento.

"Trabalhamos para manter abertas as 40 regionais da CATI e da Defesa e as Casas de Agricultura. Isso possibilitou auxiliar os produtores e ajudar o Estado de São Paulo com o Agro forte e crescente nesse último ano", exaltou Itamar.

O prefeito Caio Aoqui ainda ressaltou que a regional tem forte atuação na produção de amendoim, hortifruti, leite e sericicultura, atendendo 14 municípios, incluindo Tupã, Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Inúbia Paulista, Lucélia, Osvaldo Cruz, Parapuã, Pracinha, Queiroz, Rinópolis, Sagres e Salmourão.

“Sabemos da importância do papel da agricultura para a nossa cidade e para toda a região. Vale ressaltar que Tupã é a maior exportadora de amendoim do país e temos que continuar fomentando a área rural e incentivando os produtores, pois é algo que nos traz resultados extremamente relevantes”, disse.

Além da notícia que os escritórios permanecerão operantes, o secretário municipal de Agricultura, Anderson Luis, anunciou que foi liberado para Tupã mais 6km do Programa Melhor Caminho do Governo do Estado, que visa executar obras em trechos de estradas rurais para sua recuperação e conservação.

“A estrada que leva para a Fazenda Santa Estela será beneficiada com este Programa. Essa é uma das nossas fortes agroindústrias que nós temos, que produz leite, manteiga, doce de leite, e gera emprego e renda para os moradores da zona rural”, contou.

O secretário ainda anunciou outra grande conquista para o município, uma nova retroescavadeira traçada que foi solicitada e atendida pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento e que será destinada