Agricultura - Quarta-feira, 27 de Abril de 2022

Prefeitura e Câmara promovem reunião entre produtores e membros da Conab

Companhia vinculada ao Ministério da Agricultura avaliou situação econômica na região

Para iniciar um processo de recomposição do mercado de amendoim no município, a Prefeitura de Tupã, em parceria com a Câmara Municipal, participou de um encontro nesta segunda-feira (25) com representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os produtores e as autoridades da administração pública presentes no evento puderam apresentar as necessidades locais diretamente ao Conab, responsável, por exemplo, por estabelecer o preço mínimo e realizar o ajuste de oferta e demanda, e encontrar soluções por meio do Governo Federal.

“A crise afetou todo mundo. E somos os principais produtores de amendoim para a Rússia e regiões da Ucrânia, com 90% do total de amendoim nacional exportado. O Conab busca amenizar as perdas, pra fazer com que as exportações voltem, além de trazer essas soluções o mais rápido possível junto ao Governo Federal”, explica o presidente da Conab, Guilherme Augusto Sanches Ribeiro.

Conforme Ribeiro, em termos de produção, o Brasil é responsável por exportar 900 mil toneladas de amendoim para todo o mundo, sendo que a produção de quase 700 mil toneladas está centralizada no Estado de São Paulo.

A reunião teve como objetivo apresentar aos produtores de amendoim do município e da região alternativas para o quadro econômico do setor. De acordo com o Diretor-Executivo de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas, Sergio de Zen, a visita a Tupã permite que a Conab avalie a situação da cultura do amendoim, em razão da relevância do produto para a região e para o país.

“Viemos conhecer a produção, a produtividade e a capacidade competitiva daqui perante outros setores da economia. O primeiro ponto é buscar informação, e tentar padronizar aquilo que sabemos, para compartilhar com o agricultor, o produtor e o setor empresarial da cidade”. O diretor-executivo destaca que o evento deve iniciar a etapa de planejamento para redução da dependência mercadológica daqueles que enfrentam alguma dificuldade diante do cenário de pandemia, combinado com uma guerra na Europa.

A oportunidade de reunião com os representantes da Conab partiu de uma articulação feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Edamitsu – Shigueru. Os membros da companhia visitaram dias antes o município de Bastos para também entender o quadro da produção de Ovos.

“A comitiva de produtores de amendoim e de ovos, foi recebida no Palácio do Planalto pelo Secretário Especial Flavio Adalberto Ramos Giussani. Eles participaram de uma reunião em Brasília para definir a visita do presidente da Conab, permitindo que apresentássemos a cadeia produtiva das empresas, fizéssemos um pedido de prorrogação do financiamento, e de obtenção de linha de crédito em subsídio para 2022 e 2023”, conta Shigueru.

O prefeito Caio Aoqui informa que  visita completa permitiu aproximar a Conab do processo de produção do amendoim da lavoura ao blancheamento, conhecendo as empresas colheitadeiras e a maior área plantada na região.

“Com os dados levantados pela Conab, talvez possamos conseguir apoio ao setor agrícola, em especial, ao amendoim que apenas em Tupã exportou mais de UU$ 80 milhões no ano passado. Quero parabenizar o presidente da câmara, Eduardo Shigueru, pela dedicação à causa do amendoim, por trazer os produtores para perto da Conab, que pode conquistar fomento por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, diz o prefeito.

A reunião realizada em Tupã contou ainda com a presença do secretário de Agricultura, Anderson Luiz; e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara.