Educação, Cultura e Esportes - Terça-feira, 03 de Maio de 2022

Prefeitura lança Centro de Formação Esportiva de Basquete “professor João Tango”

Programa atenderá estudantes de 10 a 17 anos para formação de alto rendimento

A Prefeitura de Tupã terá um Centro de Formação Esportiva em Basquete para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. O programa em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desenvolverá a iniciação técnica na modalidade, e recebeu o nome do professor João Tango.

Um convênio de R$ 250 mil foi firmado com a prefeitura com o propósito de contemplar mais de 60 futuros atletas. O valor pode ser aplicado em serviços ou consumo, desde o fornecimento de lanches, até a aquisição de materiais esportivos, uniformes, ou até mesmo para contratação de profissionais como fisioterapeutas, psicólogos, custeio de transporte e hospedagem para competições.

O secretário de Educação, Cultura de Esporte, professor Valdir Berti, afirma ser um projeto fantástico que prepara atletas desde a juventude, investindo na profissionalização e formação de talentos. “Eles terão uma estrutura muito melhor. Quem ganha com isso são as crianças, que saem da marginalidade e se profissionalizam. Isso eleva o nome do basquete de Tupã para a região e para o Brasil”.

As atividades serão desenvolvidas fora do sistema de ensino integral, como parte das ações da subsecretaria de Esporte.

O Centro de Formação em Basquete de Tupã levará o nome de João Tango, atleta municipal que contribuiu para a história de diferentes modalidades esportivas locais. Os filhos dele, Marcelo Tango e Mileide Tango D’Alessandro, participaram da solenidade e receberam uma réplica da placa em homenagem ao saudoso professor de educação física.

“Meu pai respirava esporte, ele amava muito tudo isso. O esporte é vida, o esporte abre portas! Eu estou muito feliz por essa linda homenagem. Eu agradeço demais a toda galera que lembrou do meu pai, e estou muito emocionada de ter o nome dele marcado nessa plaquinha, que representa muito”, declarou Mileide.

O vice-prefeito Renan Pontelli, lembra que grandes nomes do basquete municipal tornaram Tupã referência nacional, como Yago Mateus dos Santos, que hoje joga no Flamengo; e como os ex-atletas Nelson Sussumu Kauano - Tium, e Mauri Líbero Zezzi - Mauri Magrão.

“Tenho certeza que poderemos dar mais conforto, melhor treinamento e equipamento, para que saiam daqui mais profissionais como o Yago. Se não formarmos mais atletas, que a gente possa formar seres humanos melhores, médicos, engenheiro, quem sabe até políticos melhores”, declara.

Em 2021, das cinco categorias disputadas pelo basquete de Tupã, as equipes foram campeãs em três, e vice-campeãs em duas modalidades. Uma das criadoras do Centro de Formação, Simone Biguetti, participou da cerimônia de lançamento, realizada na sexta-feira (29/4) no ginásio municipal “Elias Kenaifes”. Conforme a coordenadora de esportes do Governo do Estado de São Paulo, o programa atualmente atende 150 cidades de pequeno e médio porte, com até duas modalidades esportivas.

“Quando terminei de fazer o projeto meu secretário pediu que eu escolhesse uma cidade, e escolhi Tupã. Sei que Tupã é um celeiro do Basquete, conheço o Tium [Nelson Sussumu Kauano, técnico de basquete], o Cleiton [Lima, técnico], a Natany [comissão técnica] e todo seu grupo de trabalho. O prefeito tem a sorte de ter uma equipe que veste a camisa da cidade, e o agora tem o apoio do vereador Scombatti, fico muito feliz de saber que nós temos suporte aqui em Tupã”.

Conforme o vereador Alexandre Scombatti, a articulação começou em 2019, com a abertura do programa pelo governo estadual. “É o primeiro município da Alta Paulista a conquistar este Centro, em virtude da potência de Tupã. O objetivo é formar crianças para o esporte de alto rendimento, para futuramente ingressarem em times de ponta”.

A pedido do vereador, o evento entregou moções de congratulação à coordenadora da de Esporte, Simone Aparecida Bighetti; à Liga Regional de Basquete Centro-Oeste Paulista; e ao professor tupãense Tium, por seu empenho e dedicação ao basquete, que culminou com a instalação do Centro de Formação.

Mais de 20 atletas de diferentes gerações do basquete tupãense também estiveram na solenidade, e ganharam do Indians Tupã uma mensagem de agradecimento pela contribuição ao esporte e de gratidão pela confiança depositada no projeto.

Com vigência de 12 meses, Centro "professor João Tango" poderá ser renovado anualmente.

O prefeito Caio Aoqui destaca que receber o Centro estimulará o alto rendimento. “Vamos investir ainda R$ 300 mil num piso vinílico para revitalizar nosso ginásio municipal, verba com intervenção do ex-deputado Walter Ioshi e apoio do vereador Paulo da Farmácia. Todo esse trabalho não para, precisamos que todos abracem e incentivem para que a gente possa voltar a fazer nossa cidade pulsar”.

Segundo o prefeito, o município fomenta ainda outras 14 modalidades esportivas, em convênios no valor de R$ 330 mil. Na ocasião, também houve agradecimento pelo trabalho do diretor do Indians Tupã Basquete - Casa do Garoto, Rayden Paiva; do ex-secretário de Esporte, e atual subsecretário de Administração, Marco Pinheiro; e ao Chefe de Setor de Esporte e Competição, Luis Carlos Rodrigues - Adonai.