.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - Quarta-feira, 04 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tupã lança campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Evento reuniu agentes da sociedade; mobilização será durante o mês de maio


A Prefeitura de Tupã lançou a Campanha Faça Bonito 2022 em um evento que reuniu, nesta terça-feira (3), diversos braços da sociedade como conselhos municipais, sistema de garantia de direitos, setores da segurança pública, associações, representantes das igrejas e educadores. A ação objetiva mobilizar cada cidadão como uma peça fundamental para denúncia de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

 

A chefe de setor de Creas, Jaqueline Fernanda Vieira, destacou que neste mês de maio uma capacitação será oferecida aos membros da Rede de Proteção, numa parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, para firmar o fluxo de atendimento às vítimas e às famílias.

 

“O Creas é o equipamento especializado no acompanhamento desses casos, pois contamos com uma equipe técnica preparada para o acolhimento às vítimas, para fazer os encaminhamentos necessários, e minimizar o sofrimento delas. No entanto, estamos estruturando mais os outros setores envolvidos, e na próxima semana teremos uma capacitação com um especialista em gestão de políticas públicas e infância”.

 

A jornada de palestras formativas será ministrada por Glauber Woida, assistente social de Bauru, pós-graduado em gestão de políticas públicas para o terceiro setor e área organizacional, docente universitário, com atuação como diretor de Departamento de Proteção Social Básica na Assistência Social de Bauru e também ex-Conselheiro Tutelar.

 

Conforme a presidente do Conselho Tutelar, Leda Morcelli Pelim, estes setores são portas de entrada para denúncias e também podem ajudar a identificar possíveis situações de violência. “A escola pode notar a mudança de comportamento do aluno, as unidades de saúde podem receber menores que sofreram violência física ou psicológica, são locais com acesso às crianças e aos adolescentes e que, se habilitados, conseguem observar esses sinais”.

 

De 09 a 11 de maio, os encontros serão no IFSP, com turmas divididas nos períodos da manhã e da tarde, e em datas específicas para o Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e de Desenvolvimento Social.

 

No evento de lançamento do Faça Bonito, o Delegado Seccional da Polícia Civil, dr.Luis Antônio Hauy, afirmou que os profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Tupã, sob o comando da dra. Cristiane Braga, já possuem treinamento para atendimento das ocorrências de violência, reduzindo o constrangimento da vítima e assegurando a investigação e eventual punição do agressor.

 

“É um crime terrível, que acontece no dia a dia, em nossa cidade, em nosso estado e em nosso país. Então, a campanha é importantíssima para conscientizar o pai, a mãe, a criança ou o irmão, para a denúncia. Procure a DDM ou qualquer outra delegacia, que será mantido sigilo absoluto quanto ao fato. Temos certeza que Tupã sai na frente mais uma vez com a Campanha Faça Bonito”.

 

Denúncias ou relatos de suspeita de abuso e exploração sexual infanto-juvenil podem ser feitos pelo Dique 100, por meio do Conselho Tutelar (3491-2193 / 9771-2216), na Delegacia Seccional de Polícia Civil ou DDM.

 

A secretária adjunta de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Patrícia Fernandes, disse que a campanha ocorre em alusão ao Dia 18 de Maio, data que marca a mobilização nacional da luta contra a violação de direitos. “Para informar e fortalecer as famílias, teremos uma série de trabalhos lúdicos promovidos nas escolas públicas e uma intervenção no Quinta Com Arte, com distribuição de panfletos e orientações para o público participante”.

 

Patrícia finalizou agradecendo em nome da titular da Pasta, dra. Telma Tulim, pela presença e apoio demostrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ressaltando a força da união com o poder público para garantia dos direitos preconizados no ECA - Lei Federal nº 8.069/ 1990, tendo como agente de implantação as organizações sociais.

 

Prestigiando a cerimônia de lançamento da Campanha, o prefeito Caio Aoqui pontuou que nos dois anos de pandemia as ações presenciais tiveram que ser interrompidas, mas com a retomada das atividades, a disseminação da informação será mais ampla e eficaz.

 

“A divulgação para nossa população é importante para sabermos como agir quando houver algum tipo de abuso ou exploração, que infelizmente ainda acontecem em nossa sociedade. Precisamos nos unir por uma sociedade cada vez melhor, e isso começa protegendo nossas crianças”.

 

603 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,74

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.