.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Desenvolvimento Social - Segunda-feira, 09 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Campanha faz jornada de palestras sobre atendimento de casos de abuso

Profissionais serão capacitados para lidar com situações de violência sexual infanto-juvenil


Campanha faz jornada de palestras sobre atendimento de casos de abuso

De 9 a 11 de maio, a Campanha Faça Bonito realizará uma capacitação focada no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual. Os profissionais da área socioassistencial, educacional e da saúde convidados atuam tanto no setor público, quanto em entidades parceiras.

 

Para estabelecer uma atuação comprometida, a Prefeitura de Tupã priorizou a participação dos membros da Rede Protetiva, que é composta por autoridades e serviços que mantêm contato direto com o público infanto-juvenil.

 

Conforme a chefe de setor de Creas, Jaqueline Fernanda Vieira, o treinamento será feito por um especialista na área, e o objetivo é firmar o fluxo de atendimento e direcionamento das vítimas. “A Rede de proteção está muito bem estruturada para atender crianças e adolescentes que sofreram violência sexual, graças a parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação. Mas a preparação do pessoal para lidar com situações de abuso precisa ser constantemente fortalecida”. 

 

O fluxo de atendimento às vítimas consiste no cumprimento de um protocolo com agilidade e cautela. Diante de situações suspeitas ou confirmadas, a Rede precisa estar pronta para identificar, notificar, responsabilizar, acompanhar, monitorar, e encaminhar para os setores, conforme a demanda ou a atribuição do setor. 

 

De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Patrícia Fernandes, a comunicação obrigatória de casos de violência ao Conselho Tutelar por parte dos estabelecimentos de saúde e ensino está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dessa forma é possível assegurar as primeiras intervenções.

 

“As escolas podem perceber mudanças no comportamento dos alunos, porque os professores acabam criando laços de confiança com os estudantes e são um valioso canal de escuta dos anseios, dos medos, e das angústias das vítimas. Já os profissionais da saúde podem notar sinais de agressão física, estupro, ou abalos emocionais que tenham como origem a exploração sexual”.

 

Em nome da secretária titular da Pasta, dra. Telma Tulim, a secretária adjunta destaque que esta capacitação tem por finalidade a proteção integral dos direitos da criança ou adolescente.

 

O palestrante convidado é Glauber Woida: assistente social de Bauru, pós-graduado em gestão de políticas públicas para o terceiro setor e área organizacional, docente universitário, com atuação como diretor de Departamento de Proteção Social Básica na Assistência Social de Bauru e também ex-Conselheiro Tutelar.

 

A agenda de palestras será cumprida no Auditório do Instituto Federal, de acordo com a tabela abaixo:

 

 

DATA

HORÁRIO

SETOR

09/05

12h às 16h

Conselho Tutelar

17h àS 20h 

Secretaria de Educação

10/05

8h às 11h

Profissionais da Saúde

13h às 16h 

Profissionais da Saúde

17h às 20h

Profissionais da Educação

11/05 

7h30 às 13h30

Desen. Social e Entidades

 

 

617 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.