Saúde - Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Ambulatório de Moléstias retoma orientações em escolas e empresas

Trabalho da equipe ressalta a importância da realização de exames preventivos

Ambulatório de Moléstias retoma orientações em escolas e empresas

Para proteger a saúde da população de Tupã, o Ambulatório de Moléstias Infecciosas realiza diariamente exames para identificação de Hepatites B e C, HIV e Sífilis. Além destes serviços, o Ambulatório retomou recentemente a aplicação de palestras educativas em parceria com empresas e unidades escolares públicas e privadas de Tupã.

A retomada dos serviços realizados além do prédio do Ambulatório é uma dinâmica adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para ampliar as informações sobre vida sexual ativa segura e a importância da realização de exames periódicos, podendo assim atingir públicos que não teriam meios de ter acesso à informação de forma clara e precisa.

Segundo informações da Pasta responsável, qualquer segmento pode solicitar os serviços da equipes do Ambulatório por meio do telefone (14) 3491-5640 ou diretamente na unidade, localizada na rua Nhambiquaras, 432.

“Assim que solicitada a presença da equipe do Ambulatório em uma empresa, por exemplo, agendaremos uma data e entenderemos melhor qual é a necessidade daquela equipe para prepararmos uma palestra completa e sanar qualquer dúvida”, explicou a Coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS, Anaille Michelotti.

Para as unidades escolares, o setor apontou que as dinâmicas e palestras são realizadas de formas diferentes, tanto para prender a atenção dos jovens para o assunto, como também para tranquilizá-los e conseguir sanar as reais dúvidas.

Segundo informações do Ambulatório, dias antes da equipe comparecer na unidade escolar é colocada uma caixa à disposição dos alunos que farão parte da aula para serem depositados seus questionamentos sobre assuntos que englobam a sexualidade.

“Por ser um assunto que ainda gera uma certa polêmica entre os estudantes, optamos por separar as turmas para aplicar a palestra. Selecionamos as perguntas feitas pelos jovens e colocadas nas caixas e direcionamos as nossas explicações para estes assuntos em questão, podendo assim sanar as suas reais dúvidas. Também buscamos realizar uma palestra mais dinâmica para envolver estudantes e enfatizarmos a importância da prevenção contra ISTs, acidentes durante a relação sexual e possíveis gestações precoces”, reforçou Anaille.

O titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda acrescentou que a Saúde sempre realizou Campanhas e orientações para a prevenção de ISTs, conscientizando a população sobre os riscos da relação sexual sem proteção.

“Não é somente sobre temer às doenças que podem ser passadas durante a relação sexual desprotegida, mas sim sobre uma proteção que todos devem adotar desde jovens para o seu bem próprio e pela segurança do parceiro. Por isso, buscamos realizar pela Secretaria ou em parceria com entidades, ações de conscientização, principalmente em ambientes que reúnam muitos jovens”, destacou.

Miguel ainda acrescentou que todas as Unidades de Saúde de Tupã e dos distritos de Varpa, Parnaso e Universo, possuem estrutura para orientarem os jovens e adultos sobre o assunto, além de possuir corpo médico para atendimentos de saúde e distribuir gratuitamente preservativos masculinos e femininos.