Saúde - Terça-feira, 24 de Maio de 2022

Plantão de vacinação imunizou quase 500 pessoas

Cobertura vacinal da gripe segue baixa para todos os públicos-alvo da Campanha

Plantão de vacinação imunizou quase 500 pessoas

Para ampliar a vacinação contra a Influenza (gripe comum), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste último sábado (21) plantão de vacinação da Campanha. Segundo divulgado pela Pasta responsável, 160 doses contra a gripe comum foram ministradas em munícipes de Tupã aptos a receberem as doses imunizantes.

De acordo com o registro de porcentagem de vacinados controlado pela Pasta, a vacinação contra a Influenza em Tupã segue com baixa procura, não atingindo nem mesmo 50% de vacinados de cada público-alvo da Campanha.

Segundo divulgado pela Secretaria, até o momento, a vacinação de crianças tingiu apenas 30% da cobertura vacinal; gestantes 20,2%; idosos 47,3%; puérperas 17,8% e trabalhadores da saúde 27,8%.

“Mesmo com diversas Unidades de Saúde abertas durante a semana e plantões aos finais de semana, não conseguimos aumentar a porcentagem de vacinados contra a gripe. Por isso, pedimos para que todas as pessoas que se encaixam no público-alvo da Campanha procurem a UBS ou USF mais próxima e se imunize, a vacinação é muito importante e garante a proteção contra o vírus da gripe”, ressaltou o titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Joselaine Pio Rocha, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, ainda ressaltou que muitas pessoas podem estar confusas por conta das aplicações das doses contra a covid-19. No entanto, ao menor sinal de dúvida, é necessário que a pessoa vá até a sala de vacina mais próxima e se informe sobre a possibilidade de vacinação.

“Todas as salas de vacina do município e dos distritos permanecem abertas durante a semana para aplicar as doses e informar a população sobre qualquer dúvida. Estamos com uma cobertura vacinal muito baixa e isso é alarmante. Somente com as doses contra a Influenza podemos nos proteger e garantir nossa saúde”, alertou.

Além da vacinação contra a gripe, o Centro de Saúde “Walter Pimentel” esteve aberto para a imunização contra a covid-19, onde aplicou 321 doses em pessoas que precisavam atualizar a caderneta de vacinação com a 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª dose.

Os munícipes que ainda não se vacinaram contra a covid-19 ou a gripe ainda podem procurar qualquer uma das 16 salas de vacina das Unidades de Saúde para se imunizarem. As salas estão à disposição de todos de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30. É importante ir até a Unidade portanto a carteira de vacinação e um documento pessoal.