Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - Quarta-feira, 25 de Maio de 2022

Instituições para idosos assinam Termo de Parceria para repasse do Fundo Municipal

Projetos dos Vicentinos, Apae e Casa dos Velhos receberão cerca de R$252 mil

Três instituições sociais que prestam serviço em prol do bem-estar da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade assinaram nesta segunda-feira (23) o Termo de Parceria com a Prefeitura de Tupã, que assegura o recebimento de apoio financeiro por meio do Fundo Municipal do Direito do Idoso.

Conforme a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Dra. Telma Tulim, com base nos projetos apresentados, o Recanto Vicentinos, mantido pela Associação São Vicente de Paulo, receberá R$ 10 mil para construção de uma lavanderia; a Casa dos Velhos terá cerca de R$ 122 mil para investimento mensal no trabalho de acolhimento e fortalecimento de vínculos dos assistidos; e a APAE teve projeto avaliado em R$ 120 mil, para custeio de ações voltadas à população idosa atendida pela associação.

“São pessoas que precisam muito do nosso carinho, atenção e gratidão. Quero cumprimentar a todos os doadores do Imposto de Renda 2021, porque o recurso que será repassado graças à assinatura desses Termos de Parceria é proveniente de cada doação realizada no último ano”, agradeceu a secretária.

Para a assistente social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Adriana Silva Guedes de Lima, esse repasse é extremamente importante para o município, mas especialmente relevante para a população beneficiada. “A gente faz essa parceria para garantir a manutenção dos trabalhos que diariamente asseguram a liberdade, dignidade, segurança, alimentação, enfim, todos os direitos inerentes ao idoso”.

Conforme a presidente do conselho, os editais de apresentação de projetos são analisados por uma comissão que avalia as propostas e define quais entidades serão contempladas.

Juntas, as entidades atendem mais de 100 idosos. Segundo o presidente da Casa dos Velhos, José Pasquim Filho, o repasse auxilia na manutenção das atividades de acolhimento para os 52 idosos que moram no local, além do custeio de profissionais.

“Continuamos com as atividades restritas, e esperamos poder retomar os passeios e até a circulação de pessoas aqui. Nosso quadro de funcionários é bem elevado, e os idosos dependem desses trabalhadores qualificados, dessa forma, nossa folha de pagamento demanda bastantes recursos. Por isso, contamos sempre com a ajuda da população e esses recursos são tão necessários”.

A Prefeitura de Tupã incentiva a destinação de 3% do imposto devido em 2022 para composição do Fundo Municipal, visando à transformação do valor em novas oportunidades de prestação de serviço voltado aos maiores de 60 anos vulneráveis. Essa doação pode ser feita até 31 de maio.

O prefeito Caio Aoqui destacou que todo trabalho desenvolvido pelas instituições sociais desonera o poder público em diversas frentes. “Cumprimento cada uma das entidades pela atuação, dedicação e empenho. A administração municipal e toda população só tem a agradecer porque sem a ajuda deles, as demandas socioassistenciais seriam ainda mais altas. Então, se você ainda não finalizou sua Declaração do IR de 2022, doe 3% do valor devido. Assim, você apoia a manutenção dessas iniciativas e fomenta o bem-estar para os idosos em 2023”.