Saúde - Quarta-feira, 01 de Junho de 2022

Prefeitura inicia Censitário Canino 2022

Zona Leste é a primeira região visitada pelas equipes do CCZ de Tupã

Prefeitura inicia Censitário Canino 2022

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), deu início ao Censitário Canino 2022, programa que visa evitar a propagação da leishmaniose no município. Este ano, os serviços das equipes foram iniciados na zona Leste da cidade, onde já percorreram 75 quadras e seguem com os trabalhos.

De acordo com informações da Secretaria responsável, desde 2021 o CCZ adotou novo formato para agilizar o Censitário, instruindo as equipes a realizarem testes rápidos em todos os animais para identificar imediatamente a presença da doença ou descartar a possibilidade.

Após o resultado dos testes rápidos, as equipes do CCZ entram em contato com os tutores dos animais para informar o resultado negativo. Em caso de resultado positivo, a amostra é encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz em Marília para confirmação ou não da doença.

“Em caso de positividade é importante que tenhamos total certeza que o animal está com leishmaniose. Assim, podemos tomar todas as atitudes necessárias para evitar que mais animais se contaminem naquela região”, disse o responsável pelo CCZ de Tupã, Robison Luiz.

Além da coleta de material biológico dos animais, a equipe do CCZ também realiza orientações aos moradores e tutores dos animais sobre as possíveis causas da propagação da leishmaniose, e como adotar medidas para evitar este cenário.

Segundo indicativos do Setor, a maneira mais eficaz de prevenir a doença é evitar a proliferação do mosquito-palha, mantendo os quintais limpos e os animais longe de restos de lixos orgânicos e sujeiras, como folhas de árvores, frutas caídas, troncos podres, entre outros. Também é importante comunicar imediatamente o órgão responsável ao identificar sintomas da doença nos animais da residência ou em seres humanos.

“Todos da equipe são capacitados para instruir os moradores da melhor e mais clara maneira. Também deixamos os nossos serviços à disposição de toda a população que, no menor sinal ou comportamento diferente de seu animalzinho, devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 3404-2202 para agendar uma visita da equipe na residência”, ressaltou a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Dr. Miguel Ângelo de Marchi, titular da Pasta, ainda ressaltou que os trabalhos foram recentemente iniciados, mas que as equipes do CCZ ainda percorrerão mais setores da cidade para identificar e evitar que casos da doença sejam registrados.

“A zona Leste, já iniciada, e a zona Sul da cidade, são os setores que mais apresentam população canina e que reforçaremos os trabalhos do Censitário. Pedimos a colaboração de todos os tutores dos animais, pois o objetivo do Censitário é ajudara cuidar dos animais e evitar que esta doença prejudique a saúde de todos”, solicitou.