Saúde - Quinta-feira, 02 de Junho de 2022

Prefeitura de Tupã cria nova unidade específica para casos de coronavírus

Atendimento para pessoas com sintomas gripais será de segunda a sexta, das 7h às 19h

A Prefeitura de Tupã criou uma nova Unidade Covid. O local passa a funcionar nesta quinta-feira (2), das 7h às 19h, na Rua Tupinambaranas, 845. Com atendimento de segunda-feira a sexta, a população terá serviço médico e de enfermagem, bem como local para coleta de exame.

Conforme o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, o objetivo é reduzir a demanda de pacientes com sintomas gripais nas unidades de saúde, Pronto Socorro da Santa Casa e UPA.

“Recomendamos às pessoas com sinais de gripe, falta de ar, tosse seca, ou qualquer outro sintoma característico de infecção pelo coronavírus que venham diretamente para a Unidade Covid, reduzindo o contato entre pessoas infectadas e os demais quadros clínicos”, comentou o médico e secretário.

Com a impossibilidade de reativar a Unidade Covid no prédio da EMEIEF Prof. Osmar Genovez, a administração municipal instalou este novo posto de referência para a doença numa residência próxima ao Laboratório Municipal, facilitando também a localização para a população.

Na coletiva de imprensa que anunciou a nova Unidade, realizada nesta quarta-feira (1º), o vice-prefeito Renan Pontelli, enfatizou a agilidade na entrega dos resultados pelo Laboratório Municipal.

“Nossos profissionais da saúde têm que lidar com uma pandemia e uma epidemia de dengue. São centenas de exames diariamente, além dos hemogramas e demais patologias do dia a dia, e ninguém fica sem amostra coletada e analisada. Precisamos de paciência, e devemos valorizar o padrão e o alto nível de nosso laboratório, que entrega os resultados em até 24 horas”.

O Laboratório Municipal seguirá recebendo a coleta de amostras da UPA, das unidades da Atenção Básica e do Pronto Socorro, caso alguém procure atendimento nestes locais. Assim como está mantido o atendimento na Unidade de Hidratação – UBS da Vila Formosa, voltada aos pacientes com dengue.

Dessa forma, conforme destacou o prefeito Caio Aoqui, com a criação da nova unidade específica para casos de coronavírus, Tupã passa a contar com oito médicos à disposição, sendo dois deles na Unidade de Hidratação; dois na Santa Casa de Misericórdia; dois na UPA; e dois médicos agora na Unidade Covid.

“É uma estrutura muito grande para conseguirmos superar essa situação. Vamos sistematizar os atendimentos para que o fluxo seja rápido. Nosso desejo era retomar esse ponto de atendimento específico para Covid-19 há mais tempo, mas a escassez de profissionais nos impossibilitava. Daqui pra frente, precisamos da colaboração de todos, retomamos o uso de máscara em ambientes fechados, porque infelizmente essa nova onda atingiu todo Estado de São Paulo, mas precisamos estruturar nossa cidade, e é isso que nós estamos fazendo”, explicou o prefeito.