.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Segunda-feira, 06 de Junho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Média móvel de casos de dengue tem queda de quase 90%

Prefeitura segue realizando Campanha de conscientização para toda população


Média móvel de casos de dengue tem queda de quase 90%

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Entomologias e Endemias, identificou uma queda considerável nas notificações de casos positivos de dengue. Segundo dados do Departamento, a queda apresenta uma redução de 89,71% do começo de maio até a última semana fechada do mês.

 

O comparativo aponta que do dia 1º a 07/05 476 casos novos da doença foram notificados, sendo o pico de notificações da doença este ano; já do dia 8 ao dia 14/05 foram notificados 310 novos casos; do dia 15 a 21/05 249 casos; e do dia 22 a 28/05 somente 49 casos positivos foram notificados pelos setores de Saúde.

 

A expectativa da Secretaria de Saúde é que nas próximas semanas a redução seja ainda mais considerável, e que o cenário da dengue seja estabilizado pelas equipes do Departamento responsável.

 

De acordo com a Pasta, mesmo com a redução dos casos, as equipes continuarão realizando a intensificação dos trabalhos de combate à dengue em todos os setores do município. Até o momento 70.059 visitas casa a casa foram realizadas; 12.814 criadouros e 2.775 focos do mosquito foram eliminados; e 12.100 imóveis foram nebulizados.

 

“O trabalho de combate à dengue em Tupã é diário e essas intensificações foram iniciadas desde o mês de março, onde há maior incidente de casos de dengue por conta da presença de chuvas frenquentes. Durante os nossos trabalhos não identificamos recusas por parte da população, mas precisamos de mais colaborações ainda para que os casos reduzam cada vez mais e possamos desafogar o sistema de saúde”, disse o diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros.

 

Ainda indicando a redução e o resultado dos trabalhos no controle da dengue, o Departamento apontou o percentual de casos positivos por região, onde há atualmente 3,68% da população com dengue, que comparado ao ano de 2019 com 9,89, a redução fica ainda mais evidente.

 

“Estamos otimistas quanto à redução dos casos, mas ainda precisamos da colaboração de todos. Cuidar dos quintais e receber as equipes do Departamento para verificação e eliminação de focos da dengue é essencial nesse combate ao mosquito. Estamos fazendo a nossa parte e precisamos de ajuda também, pois somente juntos poderemos controlar a situação e não repetirmos o cenário de 2019”, alertou o titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

 

O vice-prefeito Renan Pontelli aproveitou para parabenizar todas as equipes do Departamento e da Saúde durante o atendimento dos casos notificados. “Com uma equipe capacitada e pronta para atender a população, seja nas ruas no combate 
à dengue ou nas Unidades de Saúde, podemos identificar a qualidade dos atendimentos. Por isso, vamos continuar lutando contra essa doença e não deixar que novos casos apareçam”, disse.

 

O prefeito Caio Aoqui ainda apontou que, além dos trabalhos diários das equipes do setor, outras iniciativas foram criadas em conjunto com as demais secretarias para evitar aumento nos casos.

 

“Todo esse trabalho, mobilizando as Secretarias e a população, está dando frutos e a queda de notificações mostra claramente isso. Infelizmente tivemos esse pico de casos mas já estamos conseguindo controlar a situação e garantir que os cidadãos estejam seguros”, reforçou.

 

Ações diárias de combate à dengue

 

 Para controlar o aumento de casos o Departamento de Entomologia e Endemias realiza diariamente diversas estratégias por todos os setores da cidade. Segundo o setor, as estratégias são dividas em 3 estágios: visitas casa a casa, bloqueio e nebulização.

 

A vistoria casa a casa ocorre periodicamente pelas equipes do Departamento com o objetivo de prevenir novos casos da doença em todos os setores da cidade, eliminar focos e orientar a população. 

 

A estratégia de bloqueio ocorre após a notificação de casos suspeitos ou positivos de dengue, onde as equipes cobrem determinada área ao redor da quadra de ocorrência do caso. Nesta vistoria, os agentes eliminam os focos, e orientam a população. Realizada esta visita, dentro de até 7 dias é realizada nebulização. Caso não seja possível a nebulização neste prazo, é necessária a realização de uma nova visita de bloqueio, uma vez que podem ter surgidos novos criadouros do mosquito transmissor.

 

A nebulização ocorre quando um caso ou suspeito de dengue é notificado, visando eliminar os mosquitos adultos. Nesta visita, os agentes orientam para que portas e janelas fiquem abertas, e animais e moradores se desloquem para fora da casa. Um agente passa previamente alertando sobre a nebulização, eliminando focos recentes, e analisando o imóvel para evitar que haja algum ambiente ou local em que a aplicação seja danosa.

 

Material educativo

 

Além das orientações para toda a população adulta, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, incluiu no material educativo das escolas municipais aulas com orientações sobre a doença e como evitar focos e criadouros do mosquito. Segundo a Prefeitura, escolas, creches e Núcleos de tempo integral já receberam os materiais e seguem trabalhando com as mais de 4 mil crianças que compõem o sistema educacional do município sobre o combate à dengue.

 

Mutirão de Limpeza

 

A Prefeitura, a fim de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, e ambientes propícios para proliferação de zoonoses como o vetor da leishmaniose e escorpiões, iniciou o Mutirão da Limpeza para remoção de materiais inservíveis em todos os setores da cidade. Esta é considerada a maior mobilização da história de Tupã, onde contou com a participação das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Planejamento.

 

Conforme o itinerário, foram recolhidos pelas equipes móveis, colchões, entulhos, madeira, telhas, tijolos, etc. Durante as etapas do mutirão as equipes realizaram também roçada quadra a quadra, coleta dos materiais inservíveis e, por fim, pulverização de inseticida contra a dengue casa a casa.

 

Unidade de Hidratação

 

Para intensificar o combate ao Aedes aegypti e o trabalho de assistência à população contaminada pela dengue, a Prefeitura criou uma vasta campanha de conscientização no município, além da criação da Unidade de Hidratação na UBS da Vila Formosa, que estendeu seus horários até as 22h para atendimento médico, de enfermagem e testagem de pacientes suspeitos. 

 

Foi montada pela Administração uma grande estrutura na Unidade com ponto de hidratação com soro, pois uma das principais complicações da infecção pelo vírus da dengue é a desidratação do organismo, causando à queda gradativa de plaquetas e à piora do quadro clínico do paciente, podendo apresentar hemorragias e redução de defesa por infecções ao choque, que podem levar ao óbito.

 

4 óbitos suspeitos foram descartados

 

Recentemente o Instituto Adolfo Lutz de Marília descartou 4 óbitos suspeitos de dengue registrados em Tupã nas últimas semanas. Os materiais biológicos coletados para confirmação ou descarte de óbitos pela doença são encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz em Marília.

 

O Instituto Adolfo Lutz é referência para todo o estado de São Paulo, sendo reconhecido internacionalmente por sua competência para responder às ocorrências em sua área de atuação, tendo sido credenciado pelo Ministério da Saúde como Laboratório Nacional em Saúde Pública e Laboratório de Referência Macroregional.

 

Atualmente, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, o município de Tupã conta com o registro de 2 óbitos em decorrência da dengue, que foram confirmados pelo Instituto.

 

506 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,74

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.