Saúde - Segunda-feira, 06 de Junho de 2022

Boletim Dengue - 06/06/2022

Departamento orienta sobre segurança na aplicação do inseticida

Boletim Dengue - 06/06/2022

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que do início do ano até esta segunda-feira (06), 3.998 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 2.445 positivos. Nas últimas 24 horas, foram registrados 16 novos casos positivos.

Ainda nesta segunda, a equipe de nebulização trabalhou em 175 imóveis no Parque Ipiranga e finalizará os trabalhos no local nesta terça-feira, quando também serão iniciados os trabalhos no Conjunto José Feliciano. Já a equipe de controle de criadouros continua suas atividades na Vila Marajoara (Zona Leste).

As equipes de combate ao Aedes aegypti ainda estão encontrando focos com larvas do mosquito transmissor, por isso é necessária a conscientização da população para evitar criadouros e reduzir o avanço da dengue na cidade.

O Departamento de Entomologia e Endemias também orienta a população sobre como proceder para que a nebulização mantenha sua eficácia. Existem alguns procedimentos que os moradores devem adotar durante a nebulização, para que o veneno mate o mosquito e não prejudique as pessoas e os animais domésticos.

Durante a nebulização a população deve guardar em lugar fechado ou manter cobertos alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal (mesmo molhadas) e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos.

Já as roupas de cama e toalhas de mesa devem ser retiradas ou levantadas após a aplicação. Portas, janelas e cortinas devem ser mantidas abertas para facilitar a entrada do inseticida.

O Departamento de Entomologia e Endemias também orienta que durante a aplicação do inseticida, as pessoas permaneçam na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida. Se na casa houver pessoas doentes ou acamadas, elas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação.