Saúde - Quarta-feira, 08 de Junho de 2022

Unidade Covid realiza mais de 440 atendimentos em três dias

Pacientes positivos e suspeitos são separados em alas para maior segurança

Unidade Covid realiza mais de 440 atendimentos em três dias

A Unidade Covid, reativada no município para ampliar os serviços de saúde, realizou 445 atendimentos em três dias de funcionamento, e 385 dos casos foram notificados.

Conforme o enfermeiro Diego Zutin Vassoler, no dia 2, primeiro dia de funcionamento, foram 151 atendimentos, e 116 notificações; no dia 3 de junho foram 147 atendimentos, e 116 notificações; e no dia 6 de junho foram 147 atendimentos, com 126 notificações.

“Os pacientes passam por atendimento de enfermagem e, posteriormente, atendimento médico. Mas, é muito importante que a pessoa saiba informar quando iniciaram os sintomas”, Diego destaca que a coleta de amostra para análise será feita na própria Unidade, tomando por base a data informada pelo paciente.

A pessoa que testa positivo recebe um atestado médico para isolamento social de 10 dias, e todas as pessoas que moram com o caso confirmado também devem ficar em casa, a fim de minimizar as chances de contágio por assintomáticos.

Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, a UBS e a USF são a porta de entrada para todo atendimento especializado e de encaminhamento pelo SUS, no entanto, "de 1º de abril a 1º de junho, o número de pessoas infectadas pelo Sars-Cov2 em período de transmissão aumentou 96%. Por isso, criamos este posto provisório, a fim de sanar a demanda e minimizar o contato de positivos com outros quadros clínicos na UBS ou USF”.

A Unidade Covid, instalada na rua Tupinambaranas, 845, está aberta de segunda-feira a sexta, das 7h às 19h, e mantém um protocolo de segurança para evitar a proliferação do vírus. A sala de recepção está reservada para idosos, gestantes, portadores de deficiência e crianças, sem resultado de exame. Enquanto a área externa do prédio recebe os positivados.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos de Assis, a criação de um espaço específico para atendimento de covid-19 é muito importante para reduzir a exposição ao vírus. “Em nome do Conselho, agradeço ao prefeito Caio Aoqui e ao dr. Miguel por essa iniciativa. Mas como usuário do SUS, digo depender muito de cada um de nós que ninguém mais precise desta porta aberta só pra covid”.

A Prefeitura de Tupã ressalta que todo serviço oferecido na Unidade também está à disposição daqueles que foram diagnosticados por laboratórios particulares. Apenas os indivíduos positivados por auto-exames ou testes rápidos vendidos por farmácias precisam realizar nova análise.