Saúde - Quarta-feira, 08 de Junho de 2022

Saúde fiscaliza e orienta mais de 100 estabelecimentos

Locais ainda não visitados também devem cumprir as determinações do decreto municipal

Saúde fiscaliza e orienta mais de 100 estabelecimentos

Para garantir que as determinações do decreto nº 9.545 estejam sendo cumpridas no comércio local, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do setor de Vigilância Sanitária, iniciou visitas em estabelecimentos para orientar e fiscalizar. Desde que o decreto está em vigor na cidade até o último final de semana, a Pasta apontou 116 visitas realizadas.

O decreto municipal prevê o uso obrigatório de máscara facial em ambientes fechados e a disponibilização de álcool em gel 70% em locais de fácil acesso para a higienização das mãos.

Segundo o departamento de Vigilância em Saúde, as equipes dos setores se organizam para visitar os estabelecimentos comerciais nos períodos da manhã e da tarde durante a semana, e aos finais de semana no período noturno, onde mais bares e restaurantes estão com atendimento ao público.

Somente neste último final de semana (sexta e sábado) as equipes compareceram em 42 estabelecimentos, incluindo bares, restaurantes e organizações festivas. “Estamos passando em todos os locais com o intuito de ajudar no cumprimento do decreto, tanto para os donos como também os clientes. Mas é importante lembrarmos que para isso precisamos da colaboração de todos, pois não podemos permanecer nos locais durante todo o horário de funcionamento”, disse a chefe do setor de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

Ela ainda ressaltou que este foi o primeiro final de semana após o decreto entrar em vigor, e que por isso alguns estabelecimentos ainda não foram visitados. “Mesmo que as equipes ainda não tenham passado por algum estabelecimento, pedimos a compreensão de todos, visto que o cumprimento do decreto e o cuidado com a própria saúde e das demais pessoas não deve depender da presença de fiscalização, mas sim da consciência de cada um”, alertou.

O titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda acrescentou que além das visitas, as equipes disponibilizam material impresso de orientação para os funcionários dos estabelecimentos.

“Mesmo estando há mais de 2 anos na pandemia da covid-19, muitos ainda têm dúvidas sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar a infecção, principalmente as medidas impostas por decretos estaduais e municipais que se modelam de acordo com a situação. Assim, esta é uma estratégia que adotamos para orientar melhor as pessoas e garantirmos que todos saibam como se proteger”, disse.

Ainda foi afirmado pelos setores que as fiscalizações continuarão por toda a cidade, passando por lojas, academias, bares, restaurantes, organizações de festas, etc., para garantir o cumprimento do decreto ainda em vigor.