Governo - Terça-feira, 14 de Junho de 2022

Inscrições para o Censo 2022 se encerram nesta quarta-feira

21 vagas para recenseadores estão disponíveis para moradores de Tupã

Inscrições para o Censo 2022 se encerram nesta quarta-feira

Com baixa procura para o preenchimento de vagas para o Censo 2022 em Tupã, o IBGE abriu novo processo seletivo simplificado complementar (PSS) para contratação temporária de 21 recenseadores. As inscrições seguem até a próxima quarta-feira (15), e os interessados devem acessar o Portal do IBGE (ibge.gov.br) para participarem do processo.

Segundo informações, as vagas são voltadas para pessoas com no mínimo escolaridade fundamental completa. A taxa de inscrição obrigatória no primeiro processo seletivo será isenta nesta nova seleção de candidatos, onde os interessados não precisarão pagar nenhum valor.

A seleção será feita por análise curricular. “Os candidatos devem preencher o formulário com os dados referntes à formação acadêmica e essa análise de títulos será classificatória. Quando forem convocados, será preciso comprovar a titulação informada durante a inscrição”, explicou o chefe da agência do IBGE de Tupã, Jean Akio Shida Hashioka.

Foi informado ainda que os moradores de Tupã que tiverem dificuldades em acessar a plataforma do IBGE ou que precisarem de ajuda para realizarem suas inscrições, poderão procurar a agência do IBGE em Tupã, localizada na rua Caingangs, 185, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para o preenchimento da vaga o profissional selecionado passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo. “O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador. A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses”, ressaltou Jean.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou que o trabalho do IBGE é fundamental para retratar a realidade do país a partir de cada municipalidade. “Além disso, a contratação de pessoas do próprio município ajuda o Instituto a ter resultados mais positivos nas pesquisas realizadas, sendo que os trabalhadores conhecem a área em que trabalharão”, reforçou.

O vice-prefeito Renan Pontelli ainda ressaltou o prazo das inscrições que está acabando. “São mais 21 vagas para Tupã, onde moradores terão a oportunidade de trabalharem por um período e conseguirem experiência”, convidou.