Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 27 de Junho de 2022

Apresentação de trio da Letônia reúne grande público em Varpa

Prefeitura e ABCL promovem show da Ligo Muzikanti para celebrar centenário do distrito

Apresentação de trio da Letônia reúne grande público em Varpa

Com público de Tupã e cidades da região, a apresentação do trio Ligo Muzikanti, da Letônia, em Varpa, marcou a noite de quinta-feira (23) com mais um evento comemorativo pelos 100 anos do distrito.

O show de música tradicional do povo letão foi realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Subsecretaria de Cultura, em parceria com a Associação Brasileira de Cultura Leta (ABCL). O subsecretário de Cultura, Luis Carlos dos Passos Sanches, destacou o sucesso do evento.

“Ficamos muito felizes pela receptividade, por essa multidão que está aqui. Varpa em peso, pessoal da zona rural, muita gente de Marília, de Quatá, de Herculandia, de Pompeia”, o subsecretário ressaltou ainda ser uma surpresa a possibilidade de realizar este espetáculo.

Com os servidores municipais dedicados ao Tupã Junina, foi um desafio viabilizar a apresentação com uma estrutura adequada. Mas, com o apoio dos moradores de Varpa, foi feita a decoração do ambiente, sendo também fornecida uma pequena recepção aos artistas.

Esta parceria com ABCL é uma estratégia de inclusão de Varpa no circuito estadual de cultura da Letônia. Com este convênio, mais eventos típicos serão realizados no distrito. “Podemos dizer que iniciamos a celebração do centenário da imigração letã aqui no distrito da Varpa. Algo que aconteceu antes mesmo da fundação da cidade de Tupã. Agradeço ao Felipe Albrecht, presidente da ABCL por estabelecer essa ponte, e por colocar Tupã nessa rota do turismo da Letônia”.

O trio Ligo Muzikanti também tocou em escolas da rede estadual e municipal. Os estudantes da E.E João Brediks, EMEIEF Prof. João Geraldo Iori, EMEIEF Prof. Odinir Magnani e E.E Prof. Sebastião Teixeira Pinto, brincaram, dançaram e aprenderam palavras em leto.

O vereador Israel Veloso – Tutu prestigiou o evento e representou a Câmara Municipal. “Tupã tem virado a chave da cultura. A riqueza da nossa nação é o nosso povo. Trazer o trio Ligo Muzikanti enriquece a cultura da Letônia no Brasil. Varpa é a Letonia no Brasil, e quem ganha é o nosso povo”.