Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Sexta-feira, 01 de Julho de 2022

Procon realizará duas palestras online em julho

Palestras abordarão os temas “Orientação Financeira” e “Direitos Básicos do Consumidor”

Procon realizará duas palestras online em julho

A Fundação Procon-SP vai ministrar duas palestras online no mês de julho, com o objetivo de promover a informação e educação sobre os direitos e deveres do consumidor. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Newton Takahara, as duas palestras são destinadas aos consumidores em geral, com conteúdosque abordamos principais pontos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor e outras legislações pertinentes por meio de linguagem clara e acessível.

A primeira palestra será realizada no próximo dia 5 de julho, às 10 horas, e terá como tema “Orientação Financeira”. Segundo o secretário, a palestra visa orientar os consumidores, jovens e adultos, abordando de forma prática e didática, incluindo dicas, assuntos como a importância da educação financeira; como fazer um orçamento; sugestão de planilha; tipos de créditos e endividamento. Também serão abordados outros tópicos na palestra, como cadastro de proteção ao crédito; regularização de cheques sem fundos; consumismo e aspectos emocionais do consumo. Ele alertou também que as inscrições para essa palestra vão podem ser realizadas até o dia 4 de julho.

Já a segunda palestra será ministrada no dia 21 de julho, com o tema “Direitos Básicos do Consumidor”. “A palestra oferece informações gerais ao consumidor sobre seus direitos nas relações cotidianas de consumo”, afirmou Newton.

Ele explicou também que dentre as práticas do mercado são destacadas aquelas que envolvem oferta e publicidade, garantia e problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança de dívidas, serviços de atendimento, e outros assuntos de interesse do consumidor, com fundamento no Código de Defesa do Consumidor e em legislações correlatas. As inscrições para a segunda palestra podem ser feitas até o dia 20 de julho.

“Essas duas atividades são realizadas, gratuitamente, na modalidade online. Para realizar as inscrições o consumidor interessado pode acessar o site da Fundação Procon-SP ou entrar em contato com o Procon Municipal pelo WhatsApp (14)99847-8176”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico.