Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 08 de Julho de 2022

Tupã segue promovendo atrações culturais abertas ao público

Quinta com Arte, Festival gastronômico e Feirart marcam o fim de semana em Tupã

Em mais uma edição do Quinta Com Arte, a Subsecretaria de Cultura sediou o palco do Espaço “Pretinho” para a realização do Festival Comida Artesanal - Gastronomia e Sustentabilidade e para celebração de 10 anos da Escola de Dança Fabiane Ortega, com um arraiá.

Na noite de ontem, o público assistiu ao concurso de Melhor Bolo de Tupã, com receitas livres, de família, autorais ou incrementadas. Houve uma pré-degustação e seleção dos finalistas, avaliados por um corpo de jurados técnicos e convidados.

Conforme a organizadora do Festival, Andreia Fuzinelli, o Supermercado Gaspar premiou com vale compras de R$800 o primeiro colocado, e R$300 para o segundo, e a comissão do evento deu uma batedeira para o terceiro colocado.

“Esse concurso foi uma introdução ao Festival. O evento começa nesta sexta, na Praça da Bandeira, a partir das 15h, com expositores de Tupã e cidades da região, que trarão uma gama bem variada de produtos artesanais. São produtores formais, pequenos produtores, de agricultura familiar, entre outros. Também teremos show de Victor Sizão, a partir das 19h, com entrada franca”.

As vencedoras do concurso foram: 1º lugar - bolo de frutas vermelhas (Narjara Trizolin); 2º lugar - bolo ninho com abacaxi (Magali Burque); 3º lugar - bolo folhado (Carla Moretti). No corpo de jurados incluía: Victor Guilherme Santos, confeiteiro do Supermercado Gaspar; Áurea Alvarenga, empresária da Toca da Formiga; Márcia Zômpero, empreendedora e artesã; Maria Cristina Trocoli, nutricionista da Ki-pão; André Black, produtor cultural e presidente da Ong Umont; a locutora da Rádio Tupã FM 97.7, Marcinha; e o subsecretário Municipal de Cultura, Luis Carlos dos Passos Sanches.

ARRAIÁ

Após o concurso, começaram as apresentações da Escola de Dança Fabiane Ortega, que lotaram a arquibancada da Praça da Bandeira. De acordo com o subsecretário de Cultura, o grande público aumentou a venda dos artesãos, que expõe seus trabalhos na tenda de artesanato, e dos comerciantes que compõe a praça de alimentação.

“Tanto a praça de alimentação, como o artesanato está vendendo muito. Fiquei impressionado com o volume de público, que prestigiou a primeira etapa do Festival de Comida Artesanal, e também esse ‘Arraiá Ballet’, com muita beleza nos figurinos e nos movimentos", Luis Carlos convidou ainda todo público a participar do Feirart, no sábado (9), a partir das 17h, em Varpa.

A feira de artesanato neste distrito de Tupã tem sido um sucesso. Os eventos deste ano começaram com 35 metros de tenda, no entanto, a ampla adesão de artistas da Varpa e também do município, fizeram com que a organização do evento tivesse que estender para 50 metros de tenda.

No Feirart, a partir das 19h30, haverá a quadrilha do CCI e o show de Carlos Tecladista. Os participantes poderão comprar espetinho, crepe, lanches, suculentas e uma enorme variedade de produtos feitos à mão.