Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 11 de Julho de 2022

Tupã 2030 apresenta futuras ações municipais para erradicação da obesidade

Matrizes definidas por técnicos visam mudar perfil alimentar do município em até 10 anos

A Prefeitura de Tupã realizou nesta sexta-feira (8) o terceiro encontro presencial do Tupã 2030: Programa de Promoção Integral e Sustentável da Saúde e Bem-Estar da Criança e do Adolescente. Nove matrizes foram apresentadas e validadas para implantação prática de ações pela erradicação da obesidade e da subnutrição infantil.

Conforme o secretário de Educação, Cultura e Esportes, professor Valdir Berti, as nove matrizes debatidas sintetizam o trabalho intersetorial necessário para tornar Tupã uma das dez cidades com melhor índice alimentar do estado de São Paulo.

“É um projeto ambicioso, que envolve grandes universidades, e todas as Secretarias Municipais. Acreditamos que até 2030 Tupã poderá ser modelo para o Brasil em promoção de bons hábitos alimentares”, explica.

A integração dos setores visa introduzir a alimentação saudável nos equipamentos e serviços prestados pela gestão municipal. As matrizes da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e de Desenvolvimento social preveem um olhar mais pontual para as atividades de prevenção à obesidade ou subnutrição existentes.

“A Saúde vai detectar o problema. Por meio da Atenção Básica, vamos mapear a altura, peso e possíveis comorbidades do público infanto-juvenil, a fim de estabelecer as formas de trabalho junto às demais secretarias. É educacional? Tem que trabalhar com as mães? É a merenda? Falta atividade física? É perceptível que temos tudo para sanar a obesidade em até 10 anos”, explicou o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.

Além da identificação das fragilidades, o município planeja ampliar de 10 para 16 unidades de saúde com sistema informatizado de armazenamento de dados, dessa forma, as características de saúde da população estarão em rede.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dra. Telma Tulim, os técnicos do setor socioassistencial irão incentivar a boa alimentação e a saída da vulnerabilidade social. Assim como trabalhar com as equipes CRAS, CREAS e instituições sociais parceiras, as informações nutricionais pela reeducação alimentar.

“Há muitas famílias com precariedade alimentar, em virtude da renda. Por isso, temos como perspectiva a redução da vulnerabilidade econômica, trazendo mais formações profissionais, e promovendo hortas comunitárias, para criarmos uma maior segurança alimentar nas casas”, disse.

As matrizes do Tupã 2030 focam na potencialização dos recursos da administração pública e na mudança de comportamentos. Para que a cidade forneça espaços favoráveis à prática de atividades físicas e aos bons hábitos alimentares, a Secretaria de Agricultura fortalecerá a comunicação entre os pequenos produtores e a Cozinha Piloto, responsável pela alimentação escolar. Com isso, o paladar das crianças e adolescentes será “educado” desde a base do desenvolvimento humano.

Para que o espaço urbano seja mais propenso ao lazer seguro, a Secretaria de Planejamento e Infraestrutura estuda melhorar as praças e parques, assim como criar projetos de novos locais de recreação com alambrados. “Faremos uma audiência pública para definir quais serão estes espaços. Os projetos serão desenvolvidos de modo a manter o acesso livre, porém com fechamento de quadras e campos, por exemplo”, declarou o responsável pela Pasta, Valentim Bigeschi.

Outra proposta que demandará mais estudo para implantação é o projeto de compostagem apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente, e aprovado pelo responsável José Rodrigues – Zé Vinagre. Por meio da coleta do lixo compostável produzido nos equipamentos municipais e residências, a cidade produziria inicialmente até 500 quilos de material orgânico.

“A composteira é um sistema de reaproveitamento do lixo orgânico já produzido, e que hoje é destinado ao aterro de Quatá. Nosso objetivo é reduzir o lixo gerado e também os custos, transformando o resíduo orgânico em um composto rico em nutrientes, que pode ser utilizado no plantio de mudas, e na produção rural”, afirmou o engenheiro ambiental, Guilherme Destro.

Também participaram da reunião de apresentação das matrizes a coordenadora do programa, dra. Maria Rita Marques de Oliveira, da Unesp de Botucatu; o professor associado da UNESP, Luiz Roberto Almeida Filho; entre outros pesquisadores envolvidos na criação de um sistema de inteligência artificial, que mapeará os usuários e integrará as informações reunidas pelo município.

As próximas fases de efetivação do Programa Tupã 2030 consistem na discussão das matrizes pelos Secretários Municipais, prefeito Caio Aoqui e vice-prefeito Renan Pontelli, e a elaboração do projeto de lei que viabiliza a implantação da iniciativa.