.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Terça-feira, 19 de Julho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Universo Cultural reúne artistas do distrito e de Tupã em retomada das atividades

Evento será realizado mensalmente e oferece oportunidade econômica aos artesãos


O Universo Cultural, feira de artesanato promovida pela Subsecretaria de Cultura de Tupã, voltou a ser realizada após dois anos de paralisação, por causa da pandemia de covid-19. O evento realizado no distrito de Universo no último sábado (16) reuniu também artesãos do município de Tupã.

 

Conforme o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, a retomada do Universo Cultural trouxe variados produtos artesanais, praça de alimentação, música e dança. “Vemos a felicidade dos artesãos de Universo e de Tupã, que produziram muita coisa durante o período de isolamento social, e agora estão com as mesas abarrotadas de produtos. Desde que assumimos a subsecretaria, havia uma ansiedade pelo retorno da feira, porque gera movimento e fomenta a economia”, declarou.

 

Aproximadamente 35 artesãos expuseram seus trabalhos na tenda instalada na praça principal de Universo, a ação cultural será realizada mensalmente. A artesã Maria da Luz Alves Martins, participa do Quinta Com Arte, do FeirArt do Universo Cultural, e ressalta a importância da volta dos eventos.

 

“Ficamos parados na pandemia, e para nós é muito importante voltar as nossas vendas, o nosso convívio, o recebimento da população, a amizade, os encontros. Agradeço muito à Secretaria e ao subsecretário, Luis Carlos, que tem nos ajudado muito. Participo há muitos anos, e estamos muito felizes com a retomada”.

 

Fabiana Turra de Oliveira trabalha com artesanato há três anos e sente o retorno gradativo do público, e diz ser bastante positivo. Para ela, expor os trabalhos na cidade e nos distritos ajuda na divulgação e valorização do trabalho manual.

 

Além disso, Fabiana diz que o apoio da Prefeitura de Tupã é essencial, pois as equipes municipais realizam a montagem das mesas, limpeza dos ambientes, instalação da tenda e transporte dos artesãos até os locais de realização dos eventos. “É um incentivo muito grande, porque a gente chega e nossas mesas estão montadas, o local está limpo. Seria muito difícil se eu tivesse que levar minha mesa e minhas coisas, seria muito inviável. Com esse apoio, a gente tem a possibilidade de ampliar o público, isso é bem legal pro artesão”. 

 

Para Maria de Carvalho Silva, 75 anos, artesã de Universo, a volta do evento é muito boa para diversão e complemento de renda. “Moro no distrito há quase 60 anos, e participo da feira desde o início. É muito bom, muito legal, é uma coisa pra gente se divertir e ganhar um tostãozinho. Vendo toalha de mesa, caminho, guardanapo, máscaras, e revendo. Eu tocava pão, bolo, mas as coisas estão caras, então resolvi mudar. Tenho de tudo aqui”.

534 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,74

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.