Educação, Cultura e Esportes - Quinta-feira, 21 de Julho de 2022

Segundo semestre da rede municipal começa hoje, 21 de julho

Educação inicia aulas de robótica no Tempo Integral; sistema será implantado na José Maris em agosto

Segundo semestre da rede municipal começa hoje, 21 de julho

As aulas para os alunos da creche ao 5º ano voltam do recesso nesta quinta-feira (21) nas unidades da rede municipal. Os diretores, vice-diretores, coordenadores e professores das escolas municipais de Tupã realizaram na terça-feira (19) e quarta (20) o planejamento educacional para o segundo semestre.

Além do retorno normal para as turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, a Prefeitura de Tupã prevê iniciar em agosto o Programa de Ensino Integral (PEI) na EMEIEF professor José Maris. Segundo a coordenadora de Núcleo Educacional, Sabrina Moreno da Silva, o ambiente está sendo finalizado para iniciar a transição gradativa.

“Estamos preparando tudo pro dia 1º de agosto, nesta quinta-feira (21) faremos uma reunião para avisar os pais de que começaremos com o 1º ano do Ensino Fundamental. Os professores já vieram, por isso temos certeza do início para estas sete turmas”.

Os 140 estudantes farão as atividades no próprio prédio da EMEIEF professor José Maris. O prefeito Caio Aoqui manifestou alegria por implantar o PEI em mais uma unidade e por completar o quadro curricular do Ensino Integral para a segunda metade do ano letivo.

“Cumprimos nosso cronograma de implantação do PEI na José Maris, o que nos deixa felizes e cada vez mais empenhados na efetivação deste projeto. Outra novidade é a inclusão das aulas de robótica no conteúdo curricular dos NUTIs para os estudantes do 1º ao 5º ano, ou seja, com trabalho e dedicação poderemos proporcionar uma educação completa e de qualidade para formação das nossas crianças”.

Com mais esta unidade da zona leste, Tupã oferece carga horária diária de 8 horas de ensino voltado ao desenvolvimento intelectual, cultural, físico, emocional, e social para alunos de quatro escolas municipais. No início de 2022, a modalidade do PEI foi adotada pela EMEIEF professor Thiago Alves da Silva Leandro e EMEIEF Governador Mário Covas. Enquanto, a EMEF João Geraldo Iori oferece o sistema desde 2016.

Sobre o planejamento educacional, o secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti explica ter sido uma avaliação do que foi feito nos primeiros meses de 2022. “Dados foram apresentados pelas equipes gestoras em relação ao desempenho das crianças e demais questões relacionadas à alfabetização e aprendizagem, a fim de projetar e redirecionar atuações futuras”, explica.

Para o corpo docente do Programa de Ensino Integral houve uma formação e aperfeiçoamento focado nas competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A coordenadora do NUTI Izilda de Freitas Alves (Fepasa) e do NUTI Jardim Unesp, Glaucia Lopes Ribeiro, destaca que 50 professores participaram dos dois dias de preparação, explorando os temas de forma dinâmica, a fim de adaptar as propostas das oficinas ao perfil dos alunos.

“Construímos uma linha do tempo, partindo da implantação do ensino de tempo integral no Brasil na década de 1930, com vídeos e materiais de estudo, tomando por referência o trabalho dos intelectuais Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro”, Glaucia afirma ainda que relatos dos professores foram utilizados para avaliar o programa em Tupã, e aqueles que atuam há muito tempo na rede municipal trouxeram a experiência de adesão do regime integral pela educação, pois antes era desenvolvido pelo sistema socioassistencial.

NÚCLEO

UNIDADES

MODALIDADES

NUTI Izilda de Freitas Alves – Fepasa.

EMEIEF Governador Mário Covas

Teatro, Artes, Informática, Dança, Educação Física, empreendedorismo, e adequação curricular (reforço)

NUTI Unesp

Ens. Fundamental - prof. Thiago Alves da Silva Leandro

Judô, Informática, Artes, Empreendedorismo, e adequação curricular (reforço)

CEI - Centro de Educação Integrada

Turmas do Fundamental I do PEI e aberto aos alunos da rede municipal fora do PEI

Dança Afro, Natação, Violão, Canto Coral, Ritmo e Poesia, Percussão, Flauta, e Robótica.

NUTI Nossa Senhora da Paz

Crianças em idade pré-escolar (Educação Infantil)

Artes, Música, Educação Física, e adequação curricular (reforço)