Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Tupã, segunda-feira, 26 de setembro de 2022 Telefone (14) 3404-1000

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Prefeitura Municipal de Tupã
Domi
25/09
Predomínio de Sol
Máx 36 °C
Min 17 °C
Índice UV
11.0
Segu
26/09
Pancadas de Chuva
Máx 30 °C
Min 22 °C
Índice UV
11.0
Terç
27/09
Chuva
Máx 29 °C
Min 22 °C
Índice UV
11.0
Quar
28/09
Chuva
Máx 26 °C
Min 21 °C
Índice UV
11.0

Saúde - Terça-feira, 09 de Agosto de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

CCZ alerta sobre acidentes com escorpiões

Setor ressalta os cuidados que podem ser adotados diariamente


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ressalta os cuidados que devem ser adotados diariamente para evitar acidentes com escorpiões dentro de casa. A Pasta ainda reforça que em Tupã o hospital Santa Casa de Misericórdia é a unidade preparada para atender todos os casos de acidente com o animal.

 

            Segundo as equipes do CCZ de Tupã, com hábitos comuns e simples dentro de casa é possível evitar a presença do animal, como tampar ralos de pias ou saídas de esgoto com telas protetoras, ou vedar rodapés de janelas e portas para evitar que os animais entrem na residência. Manter os quintais livres de restos de alimentos ou materiais que podem servir de abrigo para os animais também é uma das simples ações que deve ser adotada.

 

            “Essas são maneiras de fazer com que a sua residência não seja um abrigo fácil para o escorpião se instalar e posteriormente procriar, causando ainda mais dor de cabeça para a família. Também orientamos que, em caso da presença dos animais dentro da residência, é preciso que os moradores adotem o hábito que verificarem roupas e calçados antes de vesti-los, isso porque muitos acidentes ocorrem desta forma, sem que o morador veja o animal e chegue perto o suficiente para que ele reaja atacando”, informou o chefe do CCZ, Robison Luis.

 

            Além das orientações para evitar a presença do animal, o setor reforça que o hospital Santa Casa é a única unidade preparada para atender casos de acidente. “Mesmo que haja UBSs, USFs e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), somente na Santa Casa estes casos são atendidos. É muito importante que todos saibam disso e procurem primeiramente o hospital, pois a agilidade no atendimento pode ser um diferencial”, reforçou Robison.

 

            O titular da Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda explicou que o combate aos escorpiões em Tupã é um trabalho realizado diariamente pelas equipes do CCZ. “O Centro de Controle de Zoonoses é um setor completo e com profissionais capacitados para realizarem os serviços de captura dos animais. Assim, conseguimos controlar a procriação dos animais e evitar que um grande número de acidentes seja registrado”, disse.

 

Ações diárias

 

            Para proteger a população, o CCZ de Tupã realiza diariamente inúmeras ações de combate aos escorpiões. Com o auxílio da população, as equipes do setor visitam regiões em que casos de acidentes com os animais foram registrados ou onde moradores encontraram escorpiões nas residências.

 

            Como parte do trabalho, o setor também realiza busca e captura do animal em prédios do Poder Público, como escolas e creches, e também locais apontados como possíveis abrigos para escorpiões.

 

Parceria

           Desde 2021 a Centro de Controle de Zoonoses de Tupã fornece amostras de escorpiões para o desenvolvimento de pesquisas pelo Laboratório de Ecologia Sensorial e Comportamento de Artrópodes (LESCA). Também é realizada pelo setor a parceria com o Instituto Butantan onde, ao receber as amostras vivas pelo CCZ de Tupã, desenvolvem o soro antiescorpiônico, usado para neutralizar a circulação do veneno em pacientes picados.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 97,88

WhatsApp

Versão do sistema: 2.0.0 - 23/09/2022

Portal atualizado em: 26/09/2022 08:44:12

Prefeitura Municipal de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.