Gabinete e Turismo - Quinta-feira, 18 de Agosto de 2022

Amendo Fest tem programação divulgada, com show todas às noites

Evento mostrará força do amendoim em nossa região

Amendo Fest tem programação divulgada, com show todas às noites

A Prefeitura de Tupã realiza entre os dias 25 a 27 de agosto, na Praça da Bandeira, a partir das 19h30, a 1ª edição do Amendo Fest. A estreia do evento busca estimular e dar visibilidade ao amendoim, segmento importante por fomentar a economia do município. Nesta quinta-feira (18), foi divulgada a programação do evento.

A exposição terá praça de alimentação, brinquedos infláveis gratuitos, a tradicional Feira de Artesanato e atrações artísticas. Na noite de estreia, sobe ao Espaço Cultural José Anselmo Filho – “Zé Pretinho”, a dupla sertaneja Theo & Thiago. Na sexta (26), é a vez de Belmonte & Amaraí relembrar os clássicos do sertanejo. Para encerrar o evento, o grupo tupãense "Força Maior" se apresenta no sábado (27), com o melhor do samba e pagode.

Serão 26 expositores na primeira edição do Amendo Fest: Agromérica, Agrotekne, Agrofito, Amendoim da Terra, Amendoim da Fazenda, Amendupã, Amenco, Beatrice, Biotec, Camap, Camda, Casul, CATI, Coopermota, CERT, Disma, Doces Moreno, Faccat, Fadap, Grupo Alves, Itaeté Máquinas, Mercadão dos Tratores, Politupã, Prosemi, Unesp e TecnoFuertes.

O Estado de São Paulo é o maior produtor de amendoim do País. De acordo com a pesquisa "Agronegócio do Amendoim no Brasil", desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Tupã é o principal exportador de amendoim do estado. Em 2020, o município foi responsável por 20.7% da exportação de São Paulo, ficando à frente de Borborema (13.5%) e Jaboticabal (12.7%).

Segundo o vice-prefeito Renan Pontelli esses dados só reforçam a força do amendoim na cidade, por isso, era necessário um evento que divulgasse o segmento e mostrasse sua importância à população. "Muitos tupãenses não fazem ideia da força que o amendoim possui no município. Este é um setor fundamental para a economia da nossa cidade, gera muito emprego e coloca Tupã como um dos principais exportadores do alimento no mundo. A gente fica feliz em conseguir realizar este evento".

Esta será a primeira vez que Tupã realizará o Amendo Fest, mas de acordo com o prefeito Caio Aoqui, o projeto tem tudo para ter sequência. "Essa iniciativa pode render bons frutos no futuro. É a primeira vez que incluímos o evento no calendário oficial, mas sabendo da importância do amendoim, podemos ter certeza que será um sucesso. Esperamos que a população compareça, terá atrações musicais, as entidades sociais irão vender alimentos e terá brinquedos para as crianças. Será uma festa linda".

Toda praça de alimentação do 1º Amendo Fest será composto por entidades sociais. Ao todo, 12 instituições venderão alimentos no evento e todo o lucro será revertido para elas. "Depois de dois anos sem festividades, a gente fica muito feliz com o retorno e com a possibilidade das entidades sociais do município poder arrecadar dinheiro. Para elas isso é muito importante, pois os trabalhos não param", ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim.

Veja abaixo o que cada entidade venderá no evento:

Bethel - Tapioca

Rotary Vanuíre - Pão com linguiça