.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Escola Profissionalizante faz figurinos para o Festival do Folclore

Evento está previsto para ocorrer entre os dias 1 e 3 de setembro.


A secretaria de Educação, Cultura e Esportes, junto ao Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura, realiza entre os dias 1 e 3 de setembro, na Praça da Bandeira, o 1º Festival do Folclore. Mais de 800 alunos da Rede Municipal de Ensino se apresentam no evento, e graças a uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a Escola Profissionalizante trabalha para confeccionar os figurinos das crianças. 

 

O Festival do Folclore é uma festa tradicional no município de Olímpia (SP), conhecida por ser a Capital Nacional do Folclore. À exemplo da cidade olimpiense, que iniciou o projeto dentro de uma sala de aula com o professor José Sant’anna, Tupã também dará início ao evento através da educação. 

 

"Em Olímpia, que realiza o festival há 58 anos, o projeto começou com uma sala de aula de 30 alunos. Em Tupã, ele já começa com mais de 800 crianças da Rede Municipal, engajados junto com professores, diretores e com as secretarias. Será uma grande festa", destacou o presidente do Instituto Luiz Bertazzoni, Charles dos Passos.

 

De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, a Pasta trabalhou muito para que Tupã tivesse um festival relacionado ao folclore, pois cada nação precisa preservar sua cultura. Ainda segundo o professor, envolver as crianças possibilitou que o tema fosse trabalhado nas escolas. "Temos praticamente todos nossos alunos de tempo integral envolvidos nesse projeto. Aliás, essa era a ideia quando pensamos nas escolas integrais, ter o ensino tradicional na parte da manhã e no contraturno escolar ter atividades de resgate de cultura e valores". 

 

Todos os figurinos que serão usados pelas crianças estão sendo confeccionadas pela Escola Profissionalizante e, segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim, as profissionais se mobilizaram para que tudo fique pronto para o evento. "Aceitamos esse desafio de, em tão pouco tempo, confeccionar tantas roupas, e todas as profissionais estão participando com muito carinho para produzir os figurinos que as crianças das escolas vão utilizar. Com todos juntos, cada um fazendo sua parte, faremos uma festa linda". 

 

O evento busca resgatar a identidade social brasileira e mostrar a cultura do país às crianças através de apresentações artísticas. Para isso, além das atrações escolares, o festival terá outras atividades durante os três dias de festa, como explica o subsecretário de cultura, Luís Carlos Sanches. "A praça será toda decorada, vamos ter jogos, gincanas, danças, contação de histórias, várias brincadeiras, comidas típicas e exposição com os personagens folclóricos. Teremos também a participação de academias e estúdios de dança de Tupã, mais de 25 apresentações da cidade. O Instituto Luiz Bertazzoni prepara danças folclóricas e o Grupo Fênix de Teatro irá apresentar um mito indígena". 

 

Para agregar à programação do evento, atrações de outras cidades também participam do festival. Ainda segundo o subsecretário, a Associação Cultural Anástasis (Artes Cênicas e Solidariedade) vem de Olímpia, e grupos de folia de reis, catira, berimbalada e capoeira de Marília, Quintana, Iacri e Paraguaçu Paulista, também se apresentam na Praça da Bandeira.

661 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,74

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.