Desenvolvimento Social - Segunda-feira, 22 de Agosto de 2022

Agosto Lilás reforça trabalho da rede de proteção para vítimas de violência

Prefeitura fará encontros para conscientização sobre diferentes formas de agressão

Neste Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Tupã realizou na manhã de sexta-feira (19) uma cerimônia de lançamento dos encontros para diálogo com a população a respeito dos mecanismos municipais para coibir agressões e acolher as vítimas.

A principal estratégia adotada pelo município para agilizar os atendimentos e oferecer suporte social, psicológico, de saúde e jurídico às mulheres que relatam sofrer algum tipo de violência é a Rede Girassol. Sistema que interliga o trabalho dos diferentes setores, a fim de otimizar a assistência e aumentar a segurança diante de casos que poderiam resultar em feminicídio.

De acordo com a chefe de setor de CREAS, Jaqueline Vieira, o órgão recebe em média 20 encaminhamentos de medidas protetivas mensais, e o número tem crescido em virtude da conscientização da população a respeito dos canais de denúncia.

“Quando a mulher pede a medida protetiva, que é o afastamento do agressor do convívio dela, em menos de 24 horas a Rede Girassol é acionada. Chegando aqui no CREAS, a equipe de assistentes sociais e psicólogos faz a acolhida, analisa a real necessidade dessa vítima e da família, para fortalecer a mulher e permitir que ela supere a situação de violência”.

Romper o ciclo de violência é essencial para que a mulher não tenha dependência emocional ou financeira do agressor. A Delegada de Defesa da Mulher, dra. Cristiane Braga, ressalta ser essencial oferecer um atendimento humanizado e capacitado para identificar as diferentes condutas que hoje configuram violência doméstica.

“A violência contra a mulher ela é muito ampla. A violência psicológica é um grande desafio no dia a dia. Porque vem sutilmente, dentro de um relacionamento onde a mulher é menosprezada, é humilhada, vem com uma palavra desagradável, um atributo negativo, impondo uma situação de humilhação e isso vai gerando um dano emocional que, não raro, acaba com situações de atendimento psicológico, e tentativa de suicídio”.

Conforme a delegada, estas ocorrências estão agora tipificadas no artigo 147-B, na Lei 14.132/2021 do Código Penal Brasileiro, que traz a figura do crime de violência psicológica contra a mulher. Outras formas de abuso que podem ser cometidos em um relacionamento são: violência moral, violência patrimonial, violência física, e violência sexual.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humano, dra. Telma Tulim, o objetivo da Rede Girassol e do Agosto Lilás é mobilizar a sociedade e fazer com que as mulheres se sintam amparadas pelos setores envolvidos. “Quando a gente joga luz aos problemas a gente consegue solucioná-los, ou pelo menos conseguimos ir em busca dessa solução. Queremos que as mulheres se sintam protegidas, amparadas, e confiantes de que há uma rede de proteção a seu favor se ela necessitar”.

Até o fim de agosto, encontros para dialogar sobre violência doméstica serão realizados nas unidades CRAS e numa cooperativa de reciclagem. Prestigiando o evento, o prefeito Caio Aoqui afirmou que as ações de orientação são abertas para mulheres e homens, com objetivo de findar os casos de feminicídio da sociedade brasileira. “Tupã está trabalhando de maneira organizada com uma equipe qualificada, e preparada para proteger nossas mulheres, e fazer com que todas tenham dignidade, amor, carinho e cuidado em suas vidas. Nossa cidade mostra-se uma referência neste trabalho, fornecendo o que toda cidadã merece”, declarou o prefeito Caio Aoqui.

Também participaram do evento de lançamento a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Raquel Machado; a subsecretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Patrícia Fernandes; e representantes de entidades como o Lar Santo Antônio e a Apae. Além dos vereadores Claudinha do Povo e Lucas Hatano.

DIALOGANDO SOBRE VIOLÊNCIA

às 7h

Cooperativa de Reciclagem de Tupã (COORETUP)

às 9h