Desenvolvimento Social - Sexta-feira, 26 de Agosto de 2022

Curso de fabricação de pizzas e salgados começa em Tupã

Além do preparo dos alimentos, aulas ensinam a como gerenciar um empreendimento.

Curso de fabricação de pizzas e salgados começa em Tupã

A cozinha da Escola Profissionalizante virou uma sala de aula cheia de alunas para o início do curso de “Fabricação de Pizzas e Salgados Assados”. A Prefeitura de Tupã realizou na última quarta-feira (24) a aula inaugural da oficina gratuita, que irá proporcionar novas habilidades a quem busca um trabalho ou pretende iniciar o próprio negócio.

O curso é oferecido através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas vão até dia 22 de setembro.

Além de ensinar todo o preparo das pizzas e salgados, os participantes aprendem a parte administrativa de um empreendimento, como explica o agente de Desenvolvimento do Sebrae Aqui, Renato Carpanezi. "São 16 dias de curso técnico e dois na parte de gestão de negócios, onde os participantes vão aprender a parte de fluxo de caixa, como não misturar finanças pessoais com as da empresa, e como divulgar o produto. Eles vão ter esse conhecimento de gestão para que não abram um empreendimento e tenham que fechar por uma má administração".

São diversos cursos oferecidos pela prefeitura ao longo do ano e todos de forma gratuita. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim, o grande objetivo com essas oficinas é trazer oportunidades às pessoas." Trazemos esses cursos de capacitação para a cidade e precisamos fazer com que todos tenham a compreensão da grande importância que cada um deles possui. São cursos que atendem jovens de 16 anos até as pessoas mais idosas".

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, os alunos podem se capacitar nesses cursos para conseguir um emprego ou abrir seu próprio negócio. "O curso de fabricação de pizzas e salgados oferece oportunidades para os alunos. A partir dele, o participante pode conseguir um emprego ou abrir o seu próprio negócio para melhorar sua renda e ter uma qualidade vida melhor".