Saúde - Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022

“Todos pela Vida” é escolhido lema do Setembro Amarelo em Tupã

Ações como panfletagens, palestras e capacitações serão realizadas durante todo o mês.

“Todos pela Vida” é escolhido lema do Setembro Amarelo em Tupã

Na última quinta-feira (1), começou a maior campanha anti estigma do mundo: o Setembro Amarelo. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza a campanha em território nacional. Em Tupã, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o Ambulatório de Saúde Mental são os responsáveis por realizar as ações de valorização da vida.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o dia mundial da causa. No entanto, as iniciativas são realizadas durante todo o ano e, em setembro, são reforçadas através de algumas ações. Para 2022, a Prefeitura de Tupã prepara palestras, panfletagens, capacitações e terá como tema da campanha a flor girassol e o lema "Todos pela Vida".

"Todas as manhãs o girassol parte em busca do sol e, mesmo quando o sol está escondido, a flor gira persistente mesmo com toda a dificuldade. Devido a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como tema do Setembro Amarelo, por representar a felicidade, a vitalidade e o entusiasmo", explicou a psicóloga do Caps, Gisele Rosa.

Para o secretário de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, a escolha de setembro para a campanha condiz com o clima do mês, no qual se encerra o inverno e se inicia a primavera. Segundo ele, é um período em que as flores começam a surgir, o sol aparece com mais força e as pessoas voltam a se encontrar e ficar mais próximas.

"São dias de despertar, de acordar. Temos que cuidar da nossa saúde mental, pois temos ansiedade, estresse, depressão e, na maioria das vezes, não conseguimos cuidar disso sozinhos. Faça exercícios físicos, trabalho social e familiar, organize algo que você se sinta valorizado. É de pouquinho em pouquinho que conseguimos superar as dificuldades da vida", disse o secretário.

Em busca de levar a campanha ao máximo de pessoas possíveis, funcionários do Caps e do Ambulatório de Saúde Mental irão às escolas, faculdades e locais públicos. No dia 13, haverá panfletagem na Fadap-Fap, Faccat e na Etec Prof. Massuyuki Kawano; no dia 14, profissionais da Saúde irão receber uma capacitação na Fadap; no dia 15, a entrega de panfletos será no evento do “Quinta com Arte” e, dia 17, na avenida Tamoios.

A valorização da vida é o caminho primordial para que a campanha alcance mais pessoas. De acordo com a diretora de departamento de saúde mental, Nilceia Guandalin, é necessário que "as pessoas possuam, todos os dias, sensibilidade, empatia e que todas as portas estejam abertas e preparadas para amenizar a dor".

O vice-prefeito Renan Pontelli destacou a importância das pessoas estarem atentas, pois uma ação pode salvar vidas. "Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem. Você pode ajudar um amigo, parente, colega de trabalho ou de escola, professor, ou qualquer pessoa que esteja próxima".

Entretanto, caso você precise de ajuda, não tenha vergonha ou medo de procurar um auxílio. De acordo com o prefeito Caio Aoqui, o Caps e o Ambulatório de Saúde Mental estão sempre de portas abertas para atender quem precisa. "É um trabalho muito lindo e admirável desenvolvido por esses dois centros, que possuem profissionais treinados e capacitados. Este é um assunto sério e que precisa ser tratado, pois viver é uma dádiva e cada minuto é um presente. Vamos todos pela vida".