.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tupã adota estratégias para reduzir falta de medicamentos que afeta todo país

Estoque está em 80%; fornecimento de remédios de alto custo é responsabilidade do Estado


Tupã adota estratégias para reduzir falta de medicamentos que afeta todo país

A Prefeitura de Tupã adotou estratégias para reduzir o impacto do desabastecimento de medicamentos, que atinge todo o país por causa do aumento da demanda após a covid-19 e pela dificuldade de importação gerada pela guerra na Ucrânia. 

 

 Conforme o farmacêutico e Assessor Especial de Controle e Gestão de Medicamentos, Bruno Rodrigues de Moura, o município traçou um novo planejamento de compra. “A dificuldade está em encontrar alguns medicamentos para comprar. Por isso, reduzimos o intervalo entre os lotes para fazer novos pedidos, comprando em maior quantidade a fim de evitar que esse medicamento acabe ou ficar o menor tempo possível sem estoque”. 

 

O farmacêutico da Secretaria de Saúde destaca ainda que o percentual de abastecimento municipal está em 80%, sendo difícil criar uma estimativa para o fim deste déficit. Os 20% de medicamentos em falta compõem as demandas atendidas pelo município, pela regional estadual e também pelo Governo Federal.

 

CAUSA DO DESABASTECIMENTO 

 

As interrupções na exportação e importação de produtos afeta as prescrições supridas pela atenção básica e pela farmácia especializada (alto custo). A princípio houve atraso na produção de medicamentos por causa da pandemia na Ásia, continente responsável pelo fornecimento da maior parte dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA), uma das matérias-primas dos medicamentos.

 

Mais recentemente, com o acirramento dos conflitos na Europa, a logística também acabou encarecendo o produto final. O Brasil segue uma tabela da Anvisa, que impede ultrapassar os valores regulamentados, por isso, os laboratórios precisam negociar ou aguardar uma queda nos preços.

 

Dessa forma, tanto as farmácias públicas quanto as privadas enfrentam dificuldades para atender à demanda da população. Porém, as iniciativas comerciais conseguem se reabastecer mais facilmente, pois compram quantidades menores de medicamentos. 

 

Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, enquanto uma farmácia particular adquire 100 frascos de um determinado produto, a farmácia municipal compra mil frascos, por exemplo. 

 

“Nossa demanda é muito maior, porém não é a prioridade dos laboratórios. A recomendação para o cidadão que procurar por medicamento de alto custo e não encontrar, é ir até à Farmácia Especializada para abrir um processo administrativo, que será analisado por uma comissão estadual”.

629 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.