Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 08 de Setembro de 2022

Equipe de Gestão Urbana intensifica limpeza e manutenção de canais pluviais

Desobstrução e manutenção de guias e sarjetas são alguns dos serviços realizados pela Pasta

A Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura vem intensificando os serviços de limpeza e manutenção dos sistemas de drenagem pluvial da cidade. Os serviços são diariamente realizados pela equipe de Gestão Urbana do município que se dividem para atender vários pontos por dia.

Segundo informações da Secretaria responsável, os serviços foram intensificados após as equipes localizarem áreas onde os sistemas de drenagem apresentavam deficiência, seja por obstrução da passagem ou por danificações no solo.

De acordo com o titular da Pasta responsável, Valentim César Bigeschi, os serviços de manutenção são realizados pelo município progressivamente, e a intensificação é realizada em momentos específicos, como a aproximação de tempos chuvosos.

“O sistema de drenagem pluvial em bom funcionamento e sem obstruções é o principal fator para que pontos da cidade não apresentem alagamentos e enchentes. E para manter todo o sistema em bom funcionamento, é necessário desobstruir os canais, retirando todos os resíduos que são levados até as bocas de lobo e acabam impedindo a passagem das águas”, contou.

O titular ainda destacou todo o trabalho da equipe de Gestão. “Além de ser um serviço que requer constantes execuções durante todo o ano, a intensificação dos trabalhos é ainda mais necessária com a proximidade dos tempos chuvosos, que em grandes quantidades podem causar muitos danos em pontos com o sistema de escoamento obstruído”, ressaltou.

Segundo informações da Secretaria, a equipe de Gestão Urbana também é responsável pelos trabalhos de manutenção de guias e sarjetas, que contribuem para o escoamento das águas pluviais.

“Lembrando que é sempre importante que a população colabore com estes serviços, se conscientizando sobre o descarte correto de lixos e materiais inservíveis, pois todo descarte pelas vias públicas pode acabar obstruindo bocas de lobo e impedindo a passagem das águas”, concluiu o titular da Pasta.