Saúde - Segunda-feira, 12 de Setembro de 2022

Vacinação contra a Pólio e Multivacinação são prorrogadas

Cobertura vacinal das Campanhas segue baixa e preocupa Órgãos de Saúde

Vacinação contra a Pólio e Multivacinação são prorrogadas

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, por determinação do Ministério da Saúde, as Campanhas de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foram prorrogadas até o dia 30 de setembro. A ampliação do prazo tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população a vacinação de crianças e adolescentes em todos os municípios brasileiros.

Até o momento, 60% das crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite, e 1.668 doses foram aplicadas desde o início da mobilização em Tupã.

De acordo com a Pasta responsável, o principal objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite no público-alvo, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

A chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, alertou sobre a importância e os benefícios da vacinação para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

"Por conta da baixa cobertura vacinal, o país vive em alerta e conscientização sobre a vacina. Com a simples ação de levar as crianças para serem vacinadas em qualquer Unidade de Saúde de Tupã ou dos distritos podemos protegê-las. É rápido, fácil e garante proteção para as crianças contra essa doença que pode levar a paralisia infantil”, informou.

Dr. Miguel Ângelo de Marchi, titular da Secretaria de Saúde de Tupã, ainda ressaltou que os pais e responsáveis pelas crianças dessas faixas etárias devem se informar sobre a vacinação e entenderem a importância da imunização.

“Todas as Unidades de Saúde estão disponíveis e preparadas para atender todos. Em nossa cidade podemos garantir uma estrutura completa e equipes capacitadas para cuidar das crianças. Uma gotinha e a carteira de vacinação em dia são duas coisas que farão grande diferença na vida e saúde dos pequenos”, enfatizou Miguel.

As Unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; nos distritos, o atendimento se encerra às 16h. Para participar das Campanhas é necessário apresentar o CPF e a caderneta de vacina.