Saúde - Quinta-feira, 15 de Setembro de 2022

Endemias indica cuidados redobrados contra a dengue

População deve se atentar a objetos com água parada dentro dos quintais

Endemias indica cuidados redobrados contra a dengue

Com planejamento e ações integradas a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, conseguiu reduzir em 96,6% os casos confirmados de dengue entre os meses de maio, junho, julho e agosto. No entanto, a Saúde ainda reforça o alerta sobre os cuidados que devem ser redobrados para evitar que novos casos de dengue sejam confirmados no município.

Com as recentes chuvas que atingiram Tupã, a Pasta responsável informa que é possível que muitos pontos possam manter água parada, condição ideal para o desenvolvimento das larvas do mosquito Aedes aegypti.

“Garrafas, pneus, calhas, vasos de plantas e outros objetos que são mantidos em quintais e que possam juntar água precisam ser vistoriados diariamente e, se preciso, eliminados. Para evitar novos casos, o Departamento de Endemias mantém diariamente as equipes nas ruas realizando visitas casa a casa e orientando os moradores sobre todos os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito”, afirmou o diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros.

Para acompanhar os resultados das ações, a Prefeitura mantém em seu site oficial gráficos que contabilizam notificações da doença semanal/anual/mensal, visitas trabalhadas, eliminação de focos do mosquito, índice pluviométrico (chuva em milímetros) e números da Avaliação de Densidade Larvária (ADL).

“Todos os munícipes podem acompanhar pelo site os trabalhos realizados pelo Departamento e como todas as estratégias adotadas pela Administração Pública têm mostrado resultados positivos para a nossa cidade”, ressaltou Marco Antônio.

O titular da Pasta responsável, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda ressaltou que a colaboração da população é fundamental no combate ao mosquito. “Mesmo que o Poder Público cumpra o seu papel e trace inúmeras estratégias para reduzir os casos, como está sendo feito, precisamos que todos tenham consciência sobre a importância de suas ações individuais no combate ao Aedes aegypti. Somente juntos podemos manter essa redução de casos e, por isso, peço a colaboração de todos, principalmente durante neste período com chuvas”, alertou.