Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022

Visita técnica aproxima alunos do Senai de rotina de trabalho em indústria

Jovens conheceram empresa tupãense Jocec Produtos Metalúrgicos

Para ver na prática toda a teoria aprendida em aula, alunos do curso de Mecânico de Usinagem Convencional, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), conheceram na última sexta-feira (16) a empresa Jocec Produtos Metalúrgicos Ltda. A visita técnica mostrou aos estudantes o funcionamento de uma indústria e todas as etapas de produções.

Através da parceria entre a Prefeitura de Tupã e o setor privado, jovens são contratados por empresas e frequentam aulas no Senai durante um ano para aprenderem sobre a profissão. É necessário que os alunos dividam o tempo entre o trabalho e o curso.

"O intuito dessa visita técnica é trazer os alunos às empresas para conhecerem realmente como é o 'chão de fábrica', o processo de produção, entenderem o layout e a logística da empresa, desde a entrada do material até a confecção do produto final. Acho de extrema importância ter essas visitas para também aguçar os alunos e mostrar o quanto tem que estudar e se dedicar para ser aproveitado pelo mercado de trabalho", disse o professor do curso de Mecânico de Usinagem Convencional, Cleber Ribeiro.

Para a aluna Maria Eduarda Santana, estar dentro da indústria para conhecer a rotina de trabalho vai agregar ao processo de aprendizagem. Segundo ela, unir a teoria com a prática é um diferencial do curso. "Supriu bem as minhas expectativas. O curso me ensina não só sobre trabalho, mas coisas sobre a vida. Temos aprendido diariamente com o professor Cléber, sobre rotina, postura, respeito e o setor industrial".

A união do Poder Público e Privado pode trazer bons frutos para o desenvolvimento do município. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, é através dessa parceria que diversos jovens possuem a oportunidade de se qualificarem e conseguirem um emprego.

"Buscamos com as empresas parceiras identificar quais as suas maiores necessidades. Junto com o empresariado temos condições de oferecer os cursos, mas é necessário que eles saibam e entendam que todo processo é social. Sem essa parceria, não conseguimos trazer mais cursos", disse Takahara.

Por isso, empresários podem fazer parcerias com a prefeitura para aumentar a qualidade na mão de obra e oferecer oportunidades aos jovens, conforme explica a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim.

"Vocês que são empresários, invistam nos jovens, naquilo que você quer para sua empresa no futuro e em como você quer o seu funcionário. Só assim, investindo e fazendo essa parceria que conseguimos trazer mais cursos e capacitações para nossa cidade prosperar. Então, agradeço aos empresários parceiros e ao Senai por ensinar novas profissões à juventude", contou a secretária.

É através dessas oportunidades que jovens como a Maria Gabriela da Silva, aluna do curso de Mecânico de Usinagem Convencional, garantem a possibilidade de aprenderem uma profissão. "Há um ano se mostrassem as minhas peças e dissessem que eu que fiz, não acreditaria. Sinto-me muito orgulhosa do que fiz e sou muito grata ao Senai e ao professor Cléber, por ter tido essa oportunidade de aprender. E eu pretendo aprofundar mais meus conhecimentos nessa área".