Desenvolvimento Social - Segunda-feira, 26 de Setembro de 2022

Lavanderia Roupa na Vasca celebra 23 anos de serviços prestados

Iniciativa gera trabalho e renda à sete mulheres

Lavanderia Roupa na Vasca celebra 23 anos de serviços prestados

A Prefeitura de Tupã, através da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou nesta sexta-feira (23), um encontro para comemorar o aniversário de 23 anos da Associação Comunitária Lavanderia Roupa na Vasca, celebrado em 17 de setembro. O local presta serviços à administração pública e também atende a população.

A lavanderia é composta por sete mulheres e todo o trabalho é dividido. Grande parte dos serviços prestados - lavagem e passagem de roupas, peças de cama, mesa e banho - são feitos de forma tradicional, ou seja, tudo à mão.

Criada em 1999, a associação comunitária conta com o apoio da Prefeitura Municipal, que cede o local, paga as contas de água e luz, fornece o transporte e o almoço das funcionárias. Para a recepcionista e uma das responsáveis pela "Roupa na Vasca", Cleide Rocha Garcia, a contribuição do Poder Público é fundamental para que elas consigam melhorar suas rendas.

"Estou aqui desde o início, começamos com apenas cinco pessoas e já chegamos a trabalhar em até 15. Sempre foi um trabalho de muita dedicação. Graças a Deus, a gente recebe algumas ajudas, a prefeitura fornece o ônibus para as meninas virem pro trabalho e voltarem para casa, recebemos também sete marmitas, e isso ajuda muito cada uma de nós, pois já reduz alguns custos. Estamos muito felizes com isso".

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, é muito importante o apoio do Poder Público, pois a lavanderia gera trabalho e renda para algumas mulheres arrimo de família.

"Esse projeto ajuda essas trabalhadoras, sendo uma fonte de renda para elas, mas também contribui com a população que carece muitas vezes de tempo para lavar ou passar uma roupa. Por isso, temos que trabalhar para melhorar essa iniciativa grandiosa que temos no município e contribuir para que a lavanderia consiga mais clientes, melhorando a arrecadação dessas mulheres".

O capricho e a qualidade do serviço são alguns dos pontos destacados pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Dra. Telma Tulim. Segundo ela, a lavanderia comunitária permanece em funcionamento há 23 anos, graças ao excelente trabalho realizado por todas as funcionárias que passaram pelo local.

"Aqui só tem 'cheirinho' de limpeza, porque elas lavam as roupas na mão e passam com todo carinho. Essa lavanderia recebe o apoio da prefeitura municipal desde a época do ex-prefeito Manoel Gaspar, que iniciou esse projeto. Então, é muito bom estarmos aqui com essas cooperadas, que trabalham com muito orgulho. A população pode ter a confiança de trazer a roupa aqui, que ela ficará limpa, passada e cheirosa".

A Lavanderia Roupa na Vasca fica localizada rua Almirante Barroso, nº 01, na Vila Independência. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.