Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Segunda-feira, 26 de Setembro de 2022

Tupãenses buscam novas oportunidades através de cursos técnicos

Prefeitura oferece capacitações gratuitas à população

Para oferecer um recomeço e abrir as portas do mercado de trabalho a quem busca um novo emprego, a Prefeitura de Tupã, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, oferta cursos técnicos e gratuitos para a população.

Na última quarta-feira (21), alunos dos cursos de "Garçom e Garçonete", "Camareira" e "Cuidador de Idosos", foram recepcionados pelo prefeito Caio Aoqui para receberem seus certificados e estarem oficialmente qualificados.

A fim de conseguir um novo emprego, Alessandra Nunes da Silva decidiu que precisava de uma qualificação técnica para voltar ao mercado de trabalho, após passar por um período complicado de sua vida. Por isso, decidiu se capacitar em cuidar de idosos.

"Fazem mais de dois anos que estou desempregada, pois tirei um tumor da cabeça. Já me recuperei, mas estou parada desde então. E para mim foi maravilhoso realizar este curso, não só por cuidar dos idosos que é algo que amo, mas também por ter a oportunidade de procurar um serviço".

A história de superação de Alessandra Nunes reflete a situação vivenciada por sua colega de curso, Denise Liliane do Nascimento, que também está à procura por uma nova oportunidade no mercado de trabalho, depois de ser submetida a uma cirurgia de risco.

"Foi um recomeço tanto pra ela como pra mim, porque tive câncer de mama e depois disso resolvi entrar na área da saúde. O curso foi acima das minhas expectativas, pensei que seria normal como todos os outros, mas está sendo um divisor de águas na minha vida".

As qualificações que as aulas oferecem fizeram com que Sueli da Silva também decidisse encarar o desafio de se capacitar. Através do aprendizado técnico, ela enxergou a oportunidade de saber como cuidar melhor de sua mãe, que está acamada, e de ir em busca de um novo emprego.

"Fiz esse curso por causa da minha mãe, ela é acamada e eu queria ter mais conhecimento para cuidar dela. Mas, através das aulas, vi a oportunidade de arrumar um emprego também, porque está muito difícil, quando vamos fazer uma entrevista, já perguntam se a gente tem experiência".

Ter uma qualificação para se diferenciar no mercado de trabalho também foi o motivo que fez com que Rosemeire Aparecida, Maria da Glória Lima, Isabel Cristina Domingues e Rogério da Silva, presentes na entrega do certificado, tivessem o desejo de se capacitarem tecnicamente. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Takahara, a qualificação é fundamental para quem procura um novo emprego.

"É de extrema importância que o interessado tenha esse desejo de se capacitar para ir em busca de um serviço. Muitas pessoas perderam seu emprego durante a pandemia e, nesse momento de retomada da economia, ter um curso técnico é um diferencial para quem deseja se destacar no mercado de trabalho".