Educação, Cultura e Esportes - Terça-feira, 27 de Setembro de 2022

Liga de voleibol adaptado realiza etapa em Tupã

Município recebeu a penúltima etapa da competição antes das finais

Tupã sediou neste domingo (25) a 5ª etapa da Liga Amigos de Vôlei Adaptado do Oeste Paulista (Lavop) 2022. A competição é destinada para maiores de 60 anos e, devido à pandemia de Covid-19, ficou dois anos sem ser realizada. Em 2022, a Liga retornou com 25 equipes de nove municípios da região.

Formada em 2016, a Lavop surgiu como uma alternativa aos Jogos Regionais do Idoso (JORI), atualmente chamado de Jogos da Melhor Idade (JOMI). De acordo com o coordenador da Liga, Evandro de Barros, algumas equipes participam de apenas uma partida no JOMI, o que prejudica o incentivo esportivo aos idosos.

“Quem perde vai embora pra casa, muitas vezes é a preparação de um ano para um jogo só. Então, a nossa microrregião de Osvaldo Cruz sempre teve essa vontade de juntar com outras cidades que amam o voleibol adaptado e, em 2016, tiramos o projeto do papel e fizemos a 1ª etapa em Sandovalina”.

Segundo o coordenador, todas as equipes carecem de atletas e estão desmembradas em virtude da pandemia. No entanto, mesmo com as dificuldades, a competição passa por uma fase de retomada. Aproximadamente 300 pessoas entre atletas, comissão técnica e todas as delegações participam da atual edição da Lavop.

Para o atleta mais velho da equipe de voleibol adaptado de Tupã, Pedro Berengue, de 84 anos, praticar esportes é fundamental para sua vida. Além do vôlei, o aposentado frequenta a academia duas vezes por semana e joga futebol aos domingos.

"Estou praticando o vôlei adaptado há mais de 20 anos. É um esporte que todas as pessoas devem praticar. Para o idoso é importante pra ele ter preparo físico, não ficar sem fazer uma atividade, porque pode ficar atrofiado em uma cadeira. Mesmo com 84 anos jogo futebol, não sou um 'Pelé', mas gosto de jogar porque é saúde".

É através do esporte que muitos idosos encontram uma nova maneira de se distraírem, fazerem novas amizades e, ao mesmo tempo, cuidarem da saúde, como explica o treinador da equipe de voleibol adaptado de Tupã, Rodrigo Barbosa Neves.

"O esporte é fundamental para todas as pessoas. Para a terceira idade, a prática esportiva é importante, pois eles se sentem ativos, sabem que podem executar algo de bom, além da confraternização que ocorre durante os treinos e competições, que é de suma importância para toda comunidade".

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Dra. Telma Tulim, também destacou a importância da prática esportiva na vida dos idosos e afirmou ser uma grande felicidade para o município receber a competição.

"Você vê que são pessoas de 60, 70 e até 80 anos que vêm, participam, e muito mais do que o próprio esporte, é a convivência saudável, conhecer outra cidade, equipes e pessoas. Isso é muito importante em todas as fases da vida, mas especialmente nessa, onde eles já trabalharam, contribuíram para ajudar o país e hoje precisam dessa atenção".

Tupã sediou a 5ª de seis etapas da Liga neste ano. No próximo mês os jogos serão no município de Sandovalina-SP, enquanto as finais ocorrem em Panorama-SP no dia 20 de novembro.