Desenvolvimento Social - Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022

Alunos de Tortas e Quiches participarão do Plano de Inclusão Produtiva

Turma servirá de teste para projeto de desenvolvimento humano e de renda

Alunos de Tortas e Quiches participarão do Plano de Inclusão Produtiva

O Plano de Inclusão Produtiva, para inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, lançado em pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, está em fase de implantação com a turma do curso de Tortas e Quiches.

As três fases do projeto “Vida Nova” – desenvolvimento humano, capacitação profissionalizante e geração de emprego e renda – serão oferecidas para esses alunos como um teste. Conforme a assistente social, Maria Regina de Oliveira Alves, a primeira etapa promove o fortalecimento da autoestima do indivíduo.

“Para esta primeira fase de ‘desenvolvimento humano’, fizemos uma parceria com a FADAP/FAP. Os graduandos do quarto e quinto ano de psicologia realizarão um fortalecimento emocional e mental dos matriculados na capacitação profissional de Tortas e Quiches. O objetivo é aumentar a autoconfiança deles para entrada no mercado de trabalho”.

A etapa de capacitação profissionalizante será oferecida por meio da parceria do Sebrae Aqui, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o Senac, que iniciou as aulas nesta terça-feira (28). “Antes de saírem capacitados para empreender ou conquistar uma vaga de emprego, o profissional precisa sentir preparado para colocar em prática o que ele aprendeu. Com o projeto Vida Nova, além da formação técnica de alto nível, teremos agora uma preparação mais humanizada”, ressaltou o secretário da pasta, Newton Takahara.

A fim de fomentar a formação da juventude para o trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Social firmou ainda parceria com a Legião Mirim e a Fundação Mirim, para passadas as fases de desenvolvimento humano e capacitação profissionalizante, haja o encaminhamento dos jovens assistidos de 16 a 24 anos para o mercado de trabalho.

“Nosso desejo é de que eles aproveitem o conhecimento adquirido, consigam sua autonomia financeira, fazendo a economia girar. Por isso, na terceira fase, fazemos o encaminhamento profissional. Para 'geração de emprego e renda', os participantes do projeto Vida Nova terão todo nosso respaldo na busca pelo sucesso no ofício que escolheram se especializar”, comentou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim.

Com base nos resultados deste teste de implantação do plano de Inclusão Produtiva – projeto Vida Nova, inscrições poderão ser abertas futuramente para participação específica na iniciativa.