.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 07 de Outubro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tupã recebe a 13ª edição da Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes que reúne espetáculos de diversos gêneros: drama, palhaçaria, musical e mais

A edição homenageia o diretor de teatro Ademar Guerra e apresenta os processos cênicos produzidos em 2022, criados a partir das trocas e formações com artistas orientadores do Programa


Tupã recebe a 13ª edição da Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes que reúne espetáculos de diversos gêneros: drama, palhaçaria, musical e mais

Cia. O que tem Maria / foto Jamil Kubruk

 

Grupos teatrais de diferentes cidades do estado paulista apresentam os processos cênicos autorais na Mostra de Teatro Ademar Guerra, nos dias 21, 22 e 23 de outubro. Totalmente gratuitas, as apresentações e as trocas artísticas passam pelo Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes, Praça da Bandeira e Museu Solar Luiz de Souza Leão, locais em Tupã (SP). A Mostra é realizada pelo Programa de Qualificação em Artes (PQA), uma das áreas de Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

 

A Mostra de Teatro leva o nome de Ademar Guerra (1933 - 1993) para homenagear o diretor teatral nascido em Sorocaba e que ficou à frente de espetáculos marcantes, entre eles, Hair e Marat/Sade. Na televisão, o diretor se destacou com o programa Vila Sésamo, os teleteatros das TVs Excelsior e Cultura, além de ter colaborado na dança por meio do Ballet Stagium. Vale lembrar que o PQA foi criado em 1997, quando era chamado de Projeto Ademar Guerra, justamente porque o diretor teatral iniciou a orientação artística às pesquisas e montagens de espetáculos dos coletivos do estado paulista como parte de um monitoramento de grupos amadores levantado pela então Secretaria de Estado de Cultura nos anos 1960.

 

Há 25 anos o Programa de Qualificação em Artes (PQA) estabelece diálogos e trocas de experiências entre grupos artísticos do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo (RMSP), a fim de descentralizar a produção de espetáculos da capital. Ao mesmo tempo, oferece formações com artistas orientadores que ajudam na ampliação de repertórios, em caminhos para a produção de obras e na investigação em artes da cena nessas regiões, destacando a criatividade dos coletivos que por lá atuam.

 

O Programa de Qualificação em Artes começou a ser gerenciado pela Poiesis em setembro de 2010. Desde então, mais de 680 grupos e coletivos de Teatro foram atendidos nesses 13 anos. Em 2022, o Programa realiza a Mostra de Teatro Ademar Guerra com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Tupã (SP) e do Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura. Além dos dez grupos teatrais que apresentarão seus processos cênicos, representantes dos mais de 47 grupos atendidos pelo PQA - Teatro neste ano estarão presentes.

 

Miriam Rinaldi, atriz, professora e pesquisadora, doutora em Artes pela ECA-USP e que fez parte do grupo Teatro da Vertigem, é a curadora convidada desde 2021 do PQA – Teatro. No Programa ela colabora no processo pedagógico aplicado para os mais de 47 grupos atendidos em 2022. Os representantes desses coletivos também estarão presentes na Mostra.

 

Agenda dos espetáculos                           

Após os últimos dois anos com edições no formato virtual, devido à pandemia, em 2022 a Mostra de Teatro Ademar Guerra retorna presencialmente e com uma programação repleta de espetáculos em diversos gêneros e linguagens: comédia, drama, cultura caipira, sagrado feminino, teatro de pesquisa, musical e palhaçaria.

A seguir, fique por dentro da agenda, também disponível no site do Programa: clique aqui.

 

Locais:
Praça da Bandeira, no centro da cidade e  onde fica a Igreja Matriz de São Pedro

Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes – Endereço: Avenida Tamoios, s/ nº - Centro, Tupã – SP (esquina com a rua Tapajós)

Museu Solar Luiz de Souza Leão – Endereço: Rua Caingangs, 600 - Vila Santa Inez, Tupã – SP

 

Grátis, com distribuição de ingressos no Teatro Municipal.

Sem a necessidade de inscrição. Recomenda-se chegar com 30 minutos de antecedência nas apresentações abertas ao público.

Confira as fichas técnicas de cada espetáculo no site do programa Oficinas Culturais: clique aqui.

 

21 de outubro, sexta-feira

 

14h

Projeto " A Cientista "

Cia. O que tem, Maria?, de Jundiaí

45 minutos | Classificação indicativa: Livre |Tema: Palhaço-Ciência

Local: Praça da Bandeira

Com elementos lúdicos, cômicos, sonoros, brincadeiras e experimentações, a palhaça Cotonete Maria traz etapas desde seu nascimento até as suas grandes descobertas. Nesse encontro entre a arte do riso e a ciência, o erro é a matéria-prima para as aventuras dessa cientista palhaça. O fascínio pelas borboletas leva a personagem a testar sua primeira hipótese: Será possível criar borboletas em laboratório?

 

19h30 – Abertura

Local: Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes

 

20h - O Arraial do Pafúncio 

Grupo Fênix de Teatro, de Tupã

60 minutos| Classificação Indicativa: 12 anos |Gênero: Comédia | Tema: Farsa

Local: Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes

Mané Turco e sua espalhafatosa esposa Dona Bella esperam ansiosos pela morte de Tio Pafúncio. Assim, poderão ter acesso a tão sonhada herança. Zé do Sepulcro também conta os dias para que o velho passe dessa para melhor, conseguindo um defunto para inaugurar seu cemitério. Mas Tio Pafúncio apresenta melhoras e a trama ainda conta com Padre Jocó, Tibúrcio e Nhá Dita que vão aumentar o nó.

 

21h30

Nem um dia se passa sem notícias suas ...

Coletivo Poros, de Taubaté

70 minutos | Classificação indicativa: 14 anos| Gênero: Drama | Tema: Memória, luto e família

Local: Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes

Após a perda dos pais, Joaquim se vê na missão de se desfazer de tudo o que pertencia a eles. Discos. Livros. Vestígios. Rastros. Últimas lasanhas do Universo. Um lar. Neste processo de mudança, Joaquim tem a companhia do irmão Juliano. Entre caixas de papelão, garrafas de whisky e versos de Carlos Drummond de Andrade, dores, perdas, lembranças e conflitos familiares vêm à tona.

 

22 de outubro, sábado

 

10h

Projeto " A Cientista " 

Cia. O que tem, Maria?, de Jundiaí

45 minutos | Classificação indicativa: Livre |Tema: Palhaço-Ciência

Local: Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes

 

11h10

A Charanga da Tramp 

Cia. Tramp de Palhaços, de Jundiaí

55 minutos| Classificação Indicativa: Livre | Gênero: Palhaçaria

Local: Praça da Bandeira

Unindo músico a linguagem circense, os palhaços Chimpa, Filomeno, Pompeu e Lechuga destacam a importância que a charanga — como era chamada a banda do circo — tinha no andamento do espetáculo. Pompeu como Maestro e Chimpa na posição de Mestre de Cerimônias, o quarteto se desdobra para apresentar as habilidades acrobáticas, números de mágica, lutas espetaculares, canções de domínio público e outras de própria autoria e, é claro, muita palhaçada. O espetáculo resgata características dos pequenos circos mambembes que circulavam pelo interior do Brasil, compreendendo o nosso tempo e como o clássico pode ser ressignificado.

 

14h30

Curadoria comenta: palhaçaria e comédia

Atividade exclusiva para grupos participantes da edição 2022 do Programa de Qualificação em Artes (PQA) - Teatro

90 minutos

Local: Sala de Apoio | Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes

 

16h30

Canteiro de Memórias

Uma de Nós - Ateliê Teatral, de Sorocaba

50 minutos | Classificação indicativa: 14 anos | Gênero: épico | Tema: ancestralidade

Local: Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes

Canteiro de Memórias, espetáculo escrito e dirigido a partir das lembranças ancestrais das integrantes do coletivo, faz um tributo ao exército de mulheres anônimas e fundamentais para que neste século XXI possamos perceber que conquistaram algumas batalhas como, por exemplo, o direito ao voto, o divórcio, a herança e o acesso ao ensino superior. O projeto cênico também busca inspirar a luta contínua pela igualdade de gênero almejada.

 

17h40

Aqui Jazz Billie

Núcleo Ágora de Teatro, de São José dos Campos

50 minutos | Classificação Indicativa: 16 anos - Conteúdo sexual, linguagem Imprópria, temas sensíveis, violência | Gênero: Drama biográfico musical

Local: Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes

Aqui Jazz Billie é um monólogo musical inspirado na vida e na obra da cantora Billie Holiday, somado à pesquisa sobre a grande personalidade feminina negra, intérprete que deu voz ao Strange Fruit , poema de protesto contra os linchamentos sofridos pelos corpos negros nos Estados Unidos na década de 1940. Esse monólogo tem por objetivo compor uma dramaturgia com elementos de origem biográfica, com a musicalidade do jazz e também canções populares, destacando o recorte dessa herança afrodescendente presente na nossa cultura e sociedade.

 

19h

Primitiva

Pagu Cia de Teatro, de Presidente Prudente

50 minutos| Classificação indicativa - 14 anos| Gênero – Drama | Tema: primitiva

Local: Museu Solar Luiz de Souza Leão          

A Pagu Cia de Teatro propõe ao público experimentar cenicamente a busca de um modo de existir – PRIMITIVA - um trabalho que se alimenta do ser mulher. Uma criação, que por meio de nariz, bocas, olhos e ouvidos, deseja reunir passado, presente e futuro no encontro de presenças e ausências. A companhia criou no percurso de seis anos os espetáculos Para Mollis (2018), Maria de quem? (2019) e agora apresenta Primitiva que mesmo em processo foi premiada pela lei estadual Aldir Blanc e municipal Cultura e Arte por Toda Parte.

  

23 de outubro, domingo

 

10h

Curadoria comenta: O feminino no teatro

Atividade exclusiva para grupos participantes da edição 2022 do PQA - Teatro

90 minutos

Local: Sala de Apoio | Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes

 

11h30

Na Roça

Companhia Teatral Ronaumrose, de Piracicaba

55 minutos | Livre | Gênero: Comédia de Costumes | Tema: Cultura Caipira

Local: Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes 

Na Roça é um texto de Belmiro Braga que trata com comicidade os enredos de um pacato vilarejo do interior. Na trama, Novato e Tereza, que tem Eugenia por filha, lidam com as questões de uma moça em fase de arranjo para casamentar-se. Zé Leite, que é uma espécie de capanga astuto, se embaraça com as trambiquices do seu patrão Juca Pindóba. Já Juca Pindóba tem a intenção de casar-se com Eugenia, mas os pais da menina têm outros planos para ela. E alguns causos da cidade de Piracicaba vividos pelo compadre Felicíssimo e suas filhas Perpétua e Felicidade, juntamente com o primo Chico da Rufina, completam o enredo cômico.

 

14h20

Eh, Turtuvia

Cia Fratri Alatere, de Bragança Paulista

80 minutos | Classificação Indicativa: 15 anos | Gênero: Comédia | Tema: Comédia Caipira

Quatro caipiras, que são a alma e a lembrança das histórias de uma pequena comunidade rural de 50 anos atrás, passam pelos "causos" mais engraçados desde santos e tradições das festas como, por exemplo, São Pedro - o guardião das chaves do céu, até histórias de almas perdidas. O público poderá se divertir com uma visão dessas pequenas comunidades espalhadas pelo Brasil que foram parte da vida dos nossos pais e avós. O objetivo é celebrar aquilo que foi, resgatar aquilo que morre para que essas histórias vivam.

 

16h

Curadoria comenta: comédia de costumes

Atividade exclusiva para grupos participantes da edição 2022 do PQA - Teatro

50 minutos

Local: Sala de Apoio | Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes

 

17h

Em memória

Grupo Ágape de Teatro, de Tupã

60 minutos | Classificação Indicativa: 12 anos | Gênero: Adulto (absurdo) | Tema: Incomunicabilidade do ser humano

Local: Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes 

Um grupo de pessoas se encontra em volta de uma constante espera. Não se sabe o que os leva até ali, nem o que de fato esperam. Uma mulher que lê seu jornal, um sujeito que carrega uma mala sem saber aonde levá-la, um engravatado apegado ao seu relógio fictício e uma criança tem seus caminhos cruzados. O contato entre eles, repleto de esquecimentos, cordialidades artificiais e relativizações, demonstra uma crise invisível que extrapola suas relações e se torna uma crise cognitiva. Personagens completamente habituados à artificialidade da vida, acostumados a um mundo que perdeu a referência no real.  Assim, esse espetáculo apresenta questão existencial da espera, da incomunicabilidade e da virtualidade presente nas relações humanas.

 

18h10

Curadoria comenta: Teatro do Absurdo

Atividade exclusiva para grupos participantes da edição 2022 do PQA - Teatro

20 minutos

Local: Local: Sala de Apoio | Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes

 

 

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

 

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS - Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI -- Festival Literário e MIA -- Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

 

SOBRE A POIESIS

 

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

886 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,74

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.