Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 10 de Outubro de 2022

Mostra Fênix retorna após 2 anos, com homenagem ao prefeito

Artistas que se destacarem nesta edição, receberão o troféu “Caio Aoqui”

De 17 a 20 de outubro, Tupã sediará a V Mostra Fênix de Linguagens Cênicas, com 11 apresentações artísticas. Grupos e companhias da capital e de mais seis municípios paulistas se apresentarão no Teatro Municipal "José Antônio Parra Gomes" e no Anfiteatro "Cley Alexandre da Silveira", durante os quatro dias de evento. A entrada será gratuita.

Organizado pelo Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura e o Grupo Fênix de Teatro, em parceria com a Prefeitura de Tupã, a Mostra Fênix ficou dois anos ausente do calendário do município, em virtude da pandemia de Covid-19. Na manhã desta sexta-feira (7), foi realizada a cerimônia de lançamento da quinta edição, que terá como homenageado o atual prefeito do município, Caio Aoqui.

"Escolhemos o nome do prefeito, não porque ele é o prefeito, mas por conta do apoio. Foi quem entregou essa obra (Complexo Espaço das Artes) - são 20 anos de luta e batalha para conquistar um espaço para os artistas se apresentarem. Foi ele quem depositou e destinou a primeira verba para o Fundo Municipal de Cultura, dinheiro este que está possibilitando a V Mostra Fênix. De uma forma ou de outra, Caio vem contribuindo para a nossa cultura", disse o presidente do Instituto Luiz Bertazzoni, Charles dos Passos.

Ex-secretário de Cultura, Caio destacou que ceder seu nome à premiação do evento é uma grande satisfação. Em seu mandato como prefeito, destinou R$400 mil para o Fundo Municipal de Cultura, recurso que possibilitou a abertura de editais para valorizar o trabalho de diversos artistas do município.

"Pude, com muita honra, ser o primeiro prefeito a abrir a conta do Fundo Municipal de Cultura e depositar os primeiros recursos. Temos muitas obras, realizações, aquisição de novos veículos, maquinários, mas precisamos também de cultura para levar alegria e diversão para nossa gente, que merece e precisa”, afirmou o prefeito.

Mostra de Teatro Ademar Guerra

Logo após o encerramento da V Mostra Fênix, o município de Tupã recebe, entre os dias 21 e 23 de outubro, a Mostra de Teatro Ademar Guerra. O evento é realizado pelo Programa de Qualificação em Artes (PQA), uma das áreas de Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Tupã foi escolhida entre as 645 cidades do Estado de São Paulo para sediar a mostra. As apresentações serão realizadas no Teatro Municipal "José Antônio Parra Gomes", Espaço Cultural José Anselmo Filho – “Zé Pretinho” (Praça da Bandeira) e Museu Solar Luiz de Souza Leão. Todas gratuitas.

O subsecretário de Cultura, Luís Carlos Sanches, destacou a alegria em Tupã receber dois grandes eventos da cultura, um em sequência do outro, para este mês. Segundo ele, serão espetáculos de grupos e companhias de várias regiões do estado de São Paulo, que irão proporcionar à população tupãense a oportunidade de assistirem belas apresentações em família.

"Serão quase 30 espetáculos (entre V Mostra de Cultura e Mostra de Teatro Ademar Guerra) que estarão aqui, sendo apresentadas em vários pontos da cidade, e uma grande festa inaugurando de fato o Teatro Municipal. A partir daí, todas as escolas de dança e grupos de teatro poderão se apresentar aqui no teatro", disse o subsecretário.