Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 24 de Outubro de 2022

Artistas são premiados na Mostra Fênix; Cultura inicia mais um circuito de teatro

35 prêmios foram entregues em cerimônia encerrada com espetáculo do Sesc Thermas

A V Mostra Fênix de Linguagens Cênicas, promovida pelo Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura em parceria com a Subsecretaria de Cultura, entregou na noite de quinta-feira (20) 35 prêmios para artistas e agentes públicos que se destacaram nos quatro dias de evento.

Com recorde de público, a Mostra permitiu que mais de 800 crianças entrassem em contato com a linguagem teatral, e trouxe peças gratuitas também para adultos, lotando o Teatro Municipal "José Antônio Parra Gomes", da abertura oficial ao encerramento.

Conforme o presidente do Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura, Charles dos Passos, premiar os profissionais que viabilizaram o evento e os artistas que dedicam suas vidas à arte teatral simboliza um reconhecimento pelos esforços demostrados e um incentivo para o aprimoramento das técnicas e da performance nos palcos.

“Com uma banca de jurados convidados, cada apresentação foi debatida e avaliada numa categoria técnica para público infantil ou adulto. Eles tiveram total liberdade para decidir quem premiar, e houve uma troca de vivências, e discussões sobre o fazer artístico”, comenta Charles.

O júri técnico foi composto pelo ator, diretor, dramaturgo, Eduardo Ribas, da cidade de São Paulo; por Renato Gonzalez, ator e diretor do Grupo Ágape de Teatro; e o casal Zilá Soler Fernandes Herrero e Ataide Herrero Mantovanelli formaram o júri popular.

Neste ano, o prêmio levou o nome do prefeito Caio Aoqui, em virtude do trabalho realizado por ele em prol da cultura. Desde a entrega do Teatro Municipal, passando pela realização de projetos como Quinta com Arte, Feirarte e Universo Cultural, até a manutenção dos museus.

Na cerimônia, Egija Laura da Letônia, fez uma apresentação musical com o instrumento kökle, e a peça Trivia, da cia. Bambolina de Paraguaçu (SP) emocionou o público presente.

Além dos artistas, foram homenageados: Fabiana Chinaque, produtora cultural; Alana Freitas, fotógrafa; Rhayane Zamana Jassi, ilustradora; professor Valdir Berti, Secretário de Educação; o Grupo Ágape; o Grupo Fenix; Luis Carlos Sanches, subsecretário de Cultura; e Marô Viana, jornalista.

Representando o chefe do executivo, professor Valdir Berti, ressaltou o respeito ao setor artístico e agradeceu o prêmio em nome do prefeito Caio Aoqui. “O prefeito não pode vir, mas ganhei o presente de me emocionar esta noite. Porque o ser humano vive a partir das emoções, e a Fênix, que dá nome a esta mostra, representa a base de nossos sonhos e aspirações, porque caímos, mas renascemos por meio das artes”.

A 5ª edição da mostra teve suporte do Programa de Qualificação em Artes do governo do estado de São Paulo. Dessa forma, o município segue com a Mostra de Teatro Ademar Guerra por mais três dias.

Esta série de espetáculos aspira criar no público o hábito de prestigiar o teatro e gera um intercâmbio de conhecimento entre os cerca de 40 grupos participantes.

“Além de tocar o público com belíssimos e variados espetáculos, trouxemos uma qualificação para os profissionais da cultura. De sexta (21) até domingo (23), daremos continuidade às oficinas, palestras, encontros e apresentações abertas à população”, contou Luis Carlos Sanches, subsecretário de Cultura.

Confira abaixo a lista completa de vencedores:

Categoria infantil

• Ator

Rafael Ambrosin (Paula e o Lobo)

• Melhor ator coadjuvante

Ivan Pinto (Mundo em Extinção)

• Ator revelação

Celso Júnior (aula e o Lobo)

• Melhor atriz

Paula Miurim (Paula e o Lobo)

• Cenografia

• Iluminação