Agricultura - Sexta-feira, 04 de Novembro de 2022

Campanha de vacinação da febre aftosa começa em Tupã

Produtores possuem até o dia 30 deste mês para imunizarem seus rebanhos

Campanha de vacinação da febre aftosa começa em Tupã

A Secretaria Municipal de Agricultura informa que começou nesta terça-feira (1) a campanha de vacinação da etapa de novembro contra a febre aftosa em Tupã. O prazo para imunização do rebanho se encerra no dia 30, e o produtor tem até o dia 7 de dezembro para declarar a vacinação.

A declaração deve ser realizada, de preferência, por meio eletrônico, através do sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave). O pecuarista pode adquirir as vacinas em estabelecimentos cadastrados junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, sendo que o volume adquirido é transferido, por meio do sistema, para o estoque da propriedade, o que facilita a declaração.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Anderson Luiz, a febre aftosa é uma doença que pode afetar rapidamente todo o rebanho e trazer perdas econômicas para o produtor. Por isso, a vacinação é importante para preservar o gado e evitar as consequências sociais e financeiras que a doença traz para o produtor.

"A febre aftosa provoca queda na produtividade e perda de mercados, pois impede a comercialização local e internacional dos animais e seus produtos e subprodutos. Com a vacinação, é possível desenvolver a imunidade do rebanho, a fim de dificultar a propagação do vírus, e impedir os impactos negativos que a doença causa", disse o secretário.

A vacinação deve ser realizada durante o horário mais fresco do dia. Além disso, os imunizantes precisam estar em um ambiente refrigerado entre 2 e 8 graus Celsius, tanto no transporte como no armazenamento. Também é necessário ter cuidado com as seringas e agulhas, que devem ser novas, higienizadas e substituídas a cada 10 animais.

Segundo a Defesa Agropecuária da secretaria de Agricultura e Abastecimento, nesta etapa da campanha serão vacinados aproximadamente 10,8 milhões de bovídeos. O local da aplicação do imunizante é no terço médio do pescoço (tábua do pescoço) por via subcutânea (abaixo do couro) e da dose é de 2 ml de vacina.