Governo - Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022

Tupã está entre as 3 melhores cidades em Infraestrutura e Mobilidade Urbana

Município garantiu a classificação no Prêmio Band Cidades Excelentes

Como forma de incentivar, reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão pública, o Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, realiza todos os anos o Prêmio Band Cidades Excelentes. Nesta edição, Tupã ficou entre as três primeiras colocadas em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, na categoria de cidades paulistas de 30 mil a 100 mil habitantes.

Essa é a primeira vez que o município é classificado na premiação, e o prefeito Caio Aoqui esteve em São Paulo, no dia 10 de novembro, para a cerimônia de premiação nos estúdios da Rede Bandeirantes.

Para compor a categoria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, algumas condições são analisadas, como: rede de distribuição de água e tratamento de esgoto, coleta de águas pluviais, gás canalizado, rodoviárias, sistemas de transmissão de energia, rodovias, entre outros. De acordo com o chefe do Executivo, o município tem muito o que melhorar, mas um conjunto de ações permitiu com que Tupã recebesse este reconhecimento.

"Conseguimos concluir a 1ª etapa da macrodrenagem, ou seja, praticamente acabou o problema antigo da Vila Marajoara, do pontilhão da Lélio Piza, da baixada da Caingangs, onde qualquer chuva inundava; tivemos de pavimentação executada nesses últimos dois anos mais de 400 mil m² e ainda temos 180 mil m², que estão sendo projetados em licitação e convênios para os próximos dois anos; criamos uma equipe de gestão urbana; além da água e esgoto, que em Tupã, são 100% tratados", destacou Aoqui.

O prefeito ainda lembra que a cidade tem montado a estação de transbordo, o que garante a destinação correta dos lixos e entulhos produzidos no município, conforme exigência da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), e que o índice coloca Tupã entre as melhores cidades do país no quesito de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

O município tem apresentado nos indicadores uma eficiência grande na sua prestação de serviço. Ao se analisar os últimos dois e três anos, houve uma melhora em comparação com os demais, conforme explica o vice-prefeito Renan Pontelli, que afirmou que o reconhecimento também aumenta as responsabilidades da atual administração.

"Sempre tem pontos para se desenvolver, mas ficamos felizes em poder mostrar a eficiência da nossa cidade. Não podemos parar. Esse reconhecimento nos dá mais incentivo para melhorarmos nosso município, e a gente agradece a todos os tupãenses que trabalham e vivem para melhorar nossa cidade. Isso mostra que estamos no caminho certo", disse Pontelli.

Além da Infraestrutura e Mobilidade Urbana, os outros pilares avaliados no Prêmio Band Cidades Excelentes são: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: até 30 mil, entre 30 mil e 100 mil, acima de 100 mil habitantes.