.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Meio Ambiente - Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Meio Ambiente e Planejamento realizam implantação de Estação de Transbordo

Sistema facilitará serviço de transporte de resíduos sólidos para o aterro de Quatá (SP)


Para que o sistema de transporte de lixo orgânico de Tupã até o aterro sanitário de Quatá (SP) seja rápido e seguro, a prefeitura está implantando uma Estação de Transbordo no antigo aterro sanitário, com operações encerradas em 2020. A obra visa aperfeiçoar a logística de coleta e destinação final do material descartado pela população.

 

A estrutura com capacidade para receber mais de 70 toneladas de lixo por dia desempenhará papel fundamental na gestão de resíduos sólidos do município, usando veículos com capacidade média de 30 toneladas de lixo por contêiner.

 

Conforme o engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Guilherme Destro, o caminhão chegará diariamente com dois contêineres vazios no período da manhã e da tarde, a fim de sanar a demanda atual.

 

“Geralmente, são colocados diariamente quatro caminhões para coleta de lixo na cidade. A Estação de Transbordo facilita a operação de despejo dos materiais destes caminhões para contêineres da empresa especializada, que leva os resíduos para disposição final, dessa forma não há necessidade de termos um aterro sanitário aqui”, explica.

 

A construtora responsável pela implantação da Estação de Transbordo está na segunda etapa da obra. Segundo o Secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi, com 80% da segunda etapa do projeto executada, houve instalação de cobertura metálica sobre pilares e treliças também de metal, criação de uma plataforma elevada em concreto para circulação e operação de caminhões. 

 

Por ser uma edificação fechada, os técnicos apontam que este modelo de estação impede a exposição do material ao meio ambiente, e evita a proliferação de insetos e roedores. Para o secretário de Meio Ambiente, José Rodrigues – Zé Vinagre, “isso leva a uma melhoria nas condições de trabalho dos funcionários e da própria comunidade. Essa é uma iniciativa muito benéfica para cidade, pois respeita as questões ecológicas”.

 

José Vinagre ressalta que a Estação ainda não está operando, as equipes utilizam provisoriamente uma área ao lado. 

998 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.