Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022

Incubadora de Empresas assina novos pactos de apoio ao empreendedor

Com a chegada de 5 empresas, os 13 boxes da unidade passam a ficar ocupados

Os pequenos negócios, que precisam de suporte para começar a crescer, encontram na Incubadora de Empresas de Tupã uma oportunidade de se fortalecer e deslanchar no mercado. Pois, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior oferece um espaço apropriado e suporte administrativo aos empreendedores.

Na quinta-feira (1º), cinco novos pactos de apoio ao desenvolvimento empresarial foram firmados com empreendedores locais, que serão acompanhados durante três anos pela pasta da Prefeitura de Tupã, a fim de assegurar que as iniciativas sobrevivam às dificuldades características do início de um projeto.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Newton Takahara, o processo de incubação exige seis meses de avaliação inicial, outros seis meses para análise dos resultados e efetivação da permanência na Incubadora, para mais dois anos com estrutura e estímulo técnico.

“São praticamente três anos com disponibilização do prédio, internet, e também ajuda na qualificação e melhora dos produtos deles por meio do Sebrae e do Senai. Estudamos os candidatos a incubar com base em critérios como maquinário utilizado, potencial gerador de empregos e se o projeto tem condições de se estabelecer no final do prazo”, explicou.

Com a entrada dos 5 novos negócios, os 13 boxes da Incubadora de Empresa de Tupã (Rua Mário Menegatti, 200) estão ocupados. Todos receberão consultorias voltadas às áreas de gerência, contabilidade, gestão financeira, controle de custo, exportação e orientação jurídica, por exemplo.

O prefeito Caio Aoqui destacou o carinho que sente pela iniciativa, que tem como função primordial amparar a geração de renda, o fomento ao trabalho e o desenvolvimento da cidade. “A Incubadora de Empresas foi o primeiro lugar em que trabalhei, onde tive minha Carteira de Trabalho assinada pela primeira vez, e fiz grandes amizades. Por isso, sei o quanto é importante dispor de um espaço para se colocar no mercado. A gente torce para que eles possam crescer cada vez mais, para estarem prontos para ir para locais quem sabe até maiores”.

OS CINCO NOVOS INCUBADOS

Para Nathalia de Cássia Campos, a Incubadora proporciona um pontapé inicial para colocar o trabalho em funcionamento. O ramo desenvolvido por ela e pelo marido é de recuperação de blocos de cabeçote, antes com o maquinário em casa, eles precisavam apenas de um prédio apropriado.

Robson Silva dos Santos também viu a chance de incubação como um empurrão para melhora e crescimento do empreendimento dele, o porcelanato. No segmento de marmoraria, Wender Henrique de Carvalho, espera que o processo de adaptação e a participação nos cursos tragam mudanças positivas para sua firma.

O proprietário de serralheria, Fernando Antônio Simplício, considera esta uma oportunidade de alavancar sua carreira e de ter sucesso atuando de forma independente e com suporte da família dele.

Otávio Tulim Tomazeli irá investir no setor de sinalização viária, para ele “foi muito importante o apoio da prefeitura e da Incubadora para eu começar meu negócio. A expectativa é que seja próspero. Vamos trabalhar bastante para que a gente atinja nossos objetivos”.