Educação, Cultura e Esportes - Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022

Varpa ganha monumento em comemoração ao centenário

Inauguração foi realizada junto à festa de Natal para as crianças do distrito

Para que o centenário do distrito de Varpa, celebrado em 2022, tivesse um marco, a colônia ganhou um monumento e uma revitalização na Praça André Klavin.

A inauguração ocorreu no sábado (10), mesma data em que a Prefeitura da Estância Turística de Tupã promoveu a Festa de Natal das Crianças, com a entrega de cachorro-quente, refrigerante, picolé, algodão-doce, pipoca, bolas e a presença do Papai Noel. Os pequenos também puderam se divertir e aproveitar os brinquedos infláveis e as novas estruturas da praça.

Além de receber o monumento, o local ganhou um novo playground, uma nova pintura e uma jardinagem. Desde que assumiu a Prefeitura de Tupã, o prefeito Caio Aoqui trabalha para conseguir recursos e investimentos importantes para o distrito, a fim de fomentar e contribuir com o turismo.

"Fizemos o recapeamento das vicinais que fazem ligação com o distrito; a iluminação na parte da noite no trevo que dá acesso a Varpa; fizemos a reforma do ginásio, que quando assumimos fazia 10 anos que a obra estava parada; terminamos e entregamos à comunidade a revitalização do centro; e tem muita coisa boa para fazermos nesse distrito", revelou o prefeito.

Toda revitalização na Praça André Klavin foi possível por meio de emenda impositiva destinada pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Tupã, Eduardo Shigueru. Segundo o parlamentar, a reforma atende uma solicitação dos moradores do distrito e tem o intuito de fomentar ainda mais o turismo local.

"As emendas impositivas são 50% para a área da saúde e o restante você pode destinar aos outros setores. Eu decidi colocar esses 50% no distrito da Varpa, onde fui o vereador mais votado, em consideração ao trabalho e as solicitações dos moradores daqui", afirmou Shigueru.

Para o pastor Almir dos Santos, da Igreja Batista de Varpa, um dos principais pontos turísticos da comunidade, a iniciativa contribui para a valorização do distrito.

"Esse monumento vem somar a toda história da Igreja Batista e a chegada dos letos. Diria que é uma grande iniciativa da prefeitura e o distrito ganha com isso, pois quando paramos para ver o monumento nos leva a lembrarmos da história, daquilo que realmente aconteceu e que é um projeto de continuidade desse lugar", destacou o pastor.

A placa comemorativa ao centenário foi feita nas cores da bandeira da Letônia e já se tornou um dos pontos de fotografias para os turistas. O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Wagner Luques, afirmou que o monumento era necessário para marcar o centenário do local e que as fotos contribuem para a divulgação do distrito.

"O monumento, sem dúvida nenhuma, era necessário para marcar os 100 anos de Varpa. Era importante, prioritário e primordial. A importância do Poder Público dentro do turismo é pontuar as coisas boas, uma placa, um monumento, uma pintura, uma rua asfaltada, uma rodovia com acessibilidade ao distrito, tudo isso faz com que nós sejamos uma estância turística de fato e de direito", disse Luques.