.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tupã Basquete é campeão invicto do Paulista Feminino sub-16

Equipe faturou o Estadual pelo segundo ano consecutivo, após vencer série final em 2 a 0


 Samuel Felipe - @dacruzphotos

 

Os tupãenses presentes no Ginásio Municipal Elias Kenaifes, nesta segunda-feira (12), puderam soltar o grito de "é campeão" mais uma vez para o time feminino da Associação Tupã Basquete Indians. A equipe venceu o Campeonato Paulista sub-16 de forma invicta ao derrotar a APABI - Equipe Itatiba, por 57 x 39, no segundo jogo do playoff final, e fechou a série melhor de três jogos em 2 a 0.

 

No sábado (10), as tupãenses viajaram a Itatiba-SP para enfrentar as donas da casa no primeiro duelo da decisão e conquistaram o triunfo por 42 x 87. Com as duas vitórias, o Tupã Basquete faturou o título Estadual pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, a equipe venceu a competição nas categorias sub-14 e sub-15. 

 

Organizado pela Federação Paulista de Basketball (FPB) o Estadual sub-16 reuniu sete clubes em chave única com jogos de turno e returno. Primeiro colocado da classificação geral, com 12 vitórias, a equipe tupãense garantiu vaga direta às semifinais e passou pela Associação Desportiva Santo André com duas vitórias. 

 

A decisão contra a APABI - Equipe Itatiba começou com uma vitória tranquila, fora de casa, no primeiro jogo. No entanto, o panorama do confronto mudou na segunda partida, e Tupã terminou o primeiro quarto perdendo por nove pontos de diferença. Para o treinador tupãense, Cleiton Luis, o nervosismo atrapalhou o desempenho do time nos minutos iniciais, mas a equipe se acertou na reta final e conseguiu virar o confronto (parciais: 08-17, 19-07, 11-08 e 19-07).

 

"Nossa equipe teve três períodos nervosos, com muitos erros, e nós ganhamos desse time por 45 pontos de diferença na casa dele, e hoje enroscou. Jogo de basquete é isso aí. Mas o que eu falei para elas é que iríamos dar tudo. Se a bola não está caindo, vamos dar raça, vamos dar o sangue, mas não vamos perder esse título dentro de casa. E deu certo. Abrimos 20 pontos e conseguimos sair vitoriosos", destacou Cleiton Luis.

 

O subsecretário de Esportes, Matheus Mendes, esteve na decisão e parabenizou o esforço do treinador de Tupã. "Com toda certeza esse título vem para ratificar todo o trabalho que vem sendo feito pelo Cleiton e todo departamento do basquete. Se hoje o Tupã Indians é referência a nível nacional, isso se deve ao trabalho dele". 

 

Matheus Mendes também confirmou que os esforços políticos voltados ao esporte seguirão no próximo ano e que o aditamento do contrato do Centro de Formação Esportiva de Basquete está conquistado para 2023. O programa começou a ser ofertado em março deste ano e teve apoio do vereador Alexandre Scombatti, que esteve na final do Paulista sub-16 para torcer pelas meninas do Tupã.

 

"O basquete de Tupã, hoje, é muito grandioso. Temos atletas que iniciam aqui e depois partem para outros lugares do país e até do mundo. Eu queria agradecer a diretoria do Tupã Basquete, o prefeito Caio Aoqui, o deputado federal Luis Carlos Motta que é um grande parceiro do projeto, e todos os patrocinadores", afirmou Scombatti. 

 

O prefeito Caio Aoqui também compareceu ao momento histórico e destacou a alegria de Tupã ser referência no basquetebol. "É muito gratificante a gente ver como o esporte muda vidas e como ele serve de inspiração para tanta gente. Ver essas meninas serem campeãs e colocarem o nome de Tupã no lugar mais alto dessa competição é muito importante para que possamos seguir trabalhando e divulgando o nosso esporte".

 

786 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.