Desenvolvimento Social - Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022

Projeto Cozinhalimento é inaugurado em Tupã

Secretário Executivo de Abastecimento do Estado esteve presente na cerimônia

Na tarde da última segunda-feira (12) a Prefeitura inaugurou o projeto Cozinhalimento em Tupã. A Unidade, entregue em parceria com a Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo, está localizada no Núcleo de Tempo Integral (NUTI) do Jardim Unesp e conta com cozinha equipada para a realização de capacitações e a garantia de segurança alimentar e nutricional sustentável.

A cerimônia teve a presença do prefeito Caio Aoqui, da secretária de Desenvolvimento Social Telma Tulim, do presidente da Câmara Eduardo Edamitsu, do Secretário de Educação professor Valdir Berti, da Gestora do Projeto Sirleize dos Santos, da Nutricionista do Projeto Marilisa Modelli, do Secretário de Comunicação Tiago Pettenuci, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior Newton Takahara.

O secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Adriano Quercia, representando o Secretário Francisco Matturro na inauguração da unidade do Programa Cozinhalimento no município de Tupã, contou que esta é a 44ª unidade a ser inaugurada e recebeu R$ 60 mil em recursos da Pasta.

Em sua fala o secretário também comentou que o incentivo aos programas focados em segurança alimentar e empreendedorismo, deve-se à sensibilidade dos gestores públicos. Para Quercia, o governador Rodrigo Garcia, o secretário Francisco Matturro e o ex-secretário e deputado estadual, Itamar Borges, são exemplos dessa sensibilidade que promove ações transformadoras como o Cozinhalimento.

Enaltecendo o Programa, o prefeito Caio Aoqui agradeceu a todas as Secretarias envolvidas para concluir a instalação do Programa em Tupã e ressaltou o trabalho árduo do presidente da Câmara, que se esforçou ao máximo para garantir esse benefício para o município.

“Serão milhares de crianças, adolescentes e adultos que terão a oportunidade de usufruir de todos os equipamentos disponíveis no Cozinhalimento. Vale ressaltar que esse projeto não só proporcionará um novo espaço para novas atividades, mas também trabalhará a conscientização sobre os alimentos e seus benefícios nutricionais”, disse.

Eduardo Edamitsu, agradeceu ao secretário Quercia, em nome do secretário Francisco Matturro, por atender a cidade de Tupã com tanta agilidade e por fazer parte da inauguração do Projeto. “Este espaço significa muito pra gente e principalmente para as Secretarias que terão a oportunidade de incluir o Cozinhalimento em seus projetos”, agradeceu.

O professor Valdir Berti acrescentou que o Projeto abrigará as aulas do NUTI, onde as crianças poderão aproveitar parte da cozinha para as aulas de Nutrição. “É muito bacana vermos essa inauguração de um Projeto tão esperado por todos. Obrigado ao prefeito Caio, aos Secretários do Estado e a Câmara municipal por juntos realizarem mais este sonho”, disse.

A secretária, Telma Tulim, ainda ressaltou que até mesmo os cursos na área de alimentos oferecidos pela prefeitura serão beneficiados com o novo espaço. “Já foram formados dezenas de alunos nos cursos oferecidos pelo poder público em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social e Econômico, e agora, poderemos receber ainda mais cursos para que mais pessoas tenham seus diplomas e possam encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho ou dar o pontapé inicial em seus próprios negócios”, ressaltou.