Desenvolvimento Social - Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2022

Prefeitura repassa cerca de R$600 mil do Imposto de Renda às entidades sociais

Instituições escolhidas apresentaram projetos, conforme estabelecido no Edital 002/2022

Prefeitura repassa cerca de R$600 mil do Imposto de Renda às entidades sociais

O prefeito Caio Aoqui assinou nesta quarta-feira (21) o termo de fomento que repassa parte do Imposto de Renda (IR) ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo do Idoso. Ao todo, 15 entidades sociais ligadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa serão beneficiadas com os recursos para a realização de suas atividades.

Todas as instituições selecionadas apresentaram projetos voltados à promoção, à proteção e à defesa da pessoa idosa ou da criança e do adolescente, conforme estabelecido no Edital 002/2022. O valor aproximado da transferência de recursos para custear essas iniciativas é de R$600 mil.

"É a primeira vez que os recursos arrecadados num ano têm as parcerias assinadas no mesmo ano. Foi uma força-tarefa muito grande da nossa equipe para que pudéssemos beneficiar tanto as entidades do conselho do idoso quanto da criança e adolescente. Essas entidades puderam receber diversos recursos para financiar projetos profissionais para continuar o trabalho de excelência que prestam em Tupã", afirmou o prefeito Caio Aoqui.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dra. Telma Tulim, a campanha segue aberta para a doação do imposto de renda do próximo ano. Segundo a titular da Pasta, até 31 de dezembro é possível doar até 6% do imposto na pessoa física e 1% na jurídica. No entanto, essa porcentagem diminuirá.

"Quem gosta da nossa cidade, quem se preocupa com ela e conhece os projetos daqui, faça suas doações. Porque pagar o imposto de renda, já temos que pagar mesmo, então, veja quanto vai dar esses 6% e faça a doação agora que será o dobro, pois em março e abril é só até 3%", revelou a secretária.

Os interessados em contribuir podem entrar em contato com o seu contador ou entrar no site da prefeitura e procurar a opção "Doações de Imposto de Renda"; um boleto será gerado e, a partir do pagamento, o valor já será depositado no fundo de sua escolha: Infância e Adolescência ou Idoso.

Esses valores contribuem com as instituições para que o trabalho continue sendo desenvolvido, pois, de acordo com o coordenador da Associação Bethel, Silas Gomes Duarte, as entidades carecem de recursos para conseguirem realizar todo o seu planejamento.

“É de extrema importância [o recurso] porque como a sociedade bem sabe, as entidades possuem parcerias com o Poder Público, mas nem sempre esses recursos que vem são suficientes para promovermos uma oficina, um curso e coisas similares. Então, entram os conselhos para eles custearem através de doações ou de recursos do Imposto de Renda esses valores para nós. É de suma importância termos essa ajuda”, destacou o coordenador.

Para ano que vem, o prefeito Caio Aoqui afirma que haverá um aumento de 20% nos repasses às entidades de saúde e de assistência social. As contas já foram aprovadas e, a partir de janeiro, inicia-se a parte documental para que em fevereiro a prefeitura possa fazer a transferência da verba às instituições.

Confira abaixo a lista de instituições beneficiadas neste ano com a transferência de parte do Imposto de Renda paras os fundos.

Fundo da Infância e Adolescência (FIA):

Associação Sul Brasileira de Educação e Assistência Social - ASBEAS - Lar Santo Antônio

Projeto: Dança e Contação de Histórias

Valor do projeto: R$23.280,00

Núcleo de Atendimento ao Jovem Aprendiz

Projeto: Complementação de equipamento para sala de informática e contratação de profissional para aulas de informática

Valor do projeto: R$25.000,00

Centro de Integração da Criança e Adolescente - CIM Dr. Carlos Alberto dos Santos Monteiro Violante

Projeto: Fanfarra - Profissional e equipamentos

Associação Bethel

Projeto: DJ e oficinas de trança

Valor do projeto: R$25.090,00

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE

Projeto: Fanfarra - Profissional

Rede Voluntária (Feminina) de Combate ao Câncer de Tupã e Região

Projeto: Musicalização

Legião Mirim de Tupã

Projeto: Sala de informática cursos de profissionalização

Valor do projeto: R$25.000,00

Associação Educacional, Cultura, Social e Esportiva de Tupã - Grupo de Amigos e Voluntário - GAV

Projeto: Equipe para o projeto de taekwondo e família

Valor do projeto: R$24.984,00

Clube Recreativo Alto Sumaré

Projeto: Materiais, uniformes e bolas para manutenção

Valor do projeto: R$25.000,00

Associação de Assistência Social "Joana D'Arc"

Projeto: Contação de histórias

Casa Abrace

Projeto: Psicopedagogia e atividade esportiva

Associação Cultura Esportiva e Recreativa de Tupã - ACERT

Projeto: Material permanente para o projeto de judô

Fundo do Idoso:

Sociedade São Vicente de Paulo - Recanto Vicentino

Projeto: Promover o acesso das pessoas idosas residentes no Recanto Vicentino a oportunidade para a preservação e exercício de saúde física e mental, além de ampliação intelectual e de socialização, com condições dignas, visando à melhoria de sua qualidade de vida em consonância com o Estatuto da Pessoa Idosa

Valor do projeto: R$48.610,00

Casa dos Velhos

Projeto: Propiciar aos idosos atividades de saúde, bem estar, lazer e cultura, para assim minimizar os efeitos negativos que a pandemia nos obrigou a vivenciar.

Valor do projeto: R$150.000,00

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE

Projeto: Proporcionar ao público de familiares idosos da entidade ações complementares desenvolvidas pela equipe do projeto, promovendo alívio de estresse, incentivo a uma vida social, qualidade de vida, valorização e empoderamento pessoal.

Valor do projeto: R$100.000,00