Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2023

Cultura realiza palestra para artesãos sobre estratégia de vendas

Capacitação para artistas está entre as metas previstas no Plano Municipal de Cultura

Cultura realiza palestra para artesãos sobre estratégia de vendas

Cerca de 35 artesãos e comerciantes, que participam dos projetos promovidos pela Prefeitura de Tupã, assistiram uma palestra sobre vendas na noite de quarta-feira (8), no Teatro Municipal “Antônio Parra Gomes”. O evento atende as metas da Subsecretaria de Cultura para execução de políticas públicas definidas pelo Plano Municipal de Cultura (PMC).

A apresentação ministrada pela psicóloga, Kátia Ferreira Gespan, teve como tema “Motivação e Estratégia de Vendas”. A palestrante conta ter abordado na introdução fatores que envolvem a motivação emocional, biológica e social do indivíduo, sejam elas de influência externa ou de origem interna. Com a fala mais centralizada na perda do medo para potencialização das vendas e uso da internet.

“Falei como eles podem conquistar mais clientes, conhecendo seu produto, estabelecendo contato interpessoal, sabendo ouvir, e do posicionamento deles perante o cliente. A questão do aporte de poder, de manter o foco no cliente, de ouvir atentamente”, a psicóloga afirma que o freguês dá dicas dos interesses, e que se houver um entrave para a compra, o vendedor deve entrar com as habilidades de convencimento.

Para quem comercializa produtos artesanais, é essencial demostrar os diferenciais do trabalho manual pela exclusividade, por exemplo. Kátia deu destaque ainda para a importância do uso das redes sociais na apresentação do processo criativo e do resultado.

Os organizadores aplicaram um questionário para medir o nível de aprovação do público, e 90% considerou o conteúdo ótimo e com tema condizente. Todos os participantes receberam um certificado.

A membro da Casa dos Artesãos e secretária do Conselho de Artesãos, Aldenira Justina Alcará, definiu a noite como produtiva. “Foi só uma hora, mas a palestra poderia durar mais tempo, porque ela conversou com a gente, não foi cansativo. Eu nem pensava em postar meu trabalho, mas ela nos incentivou a começar, foi bem produtivo”.

Conforme o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, a ação corresponde a um dos eixos temáticos do PMC para Fomento à Produção e Formação Cultural, que preconiza a capacitação dos artistas, seja com cursos para técnica profissional, ou com a construção da aprendizagem diversificada.

“O público ouviu uma psicóloga com ampla experiência e altamente graduada. A palestra dela atende nossa meta de cumprimento do Plano Municipal de Cultura, que define objetivos de curto, médio e longo prazo, para instrumentalizar as políticas culturais de Tupã”.

Luis Carlos explica ainda que o PMC foi aprovado para o decênio de 2019 a 2028 e teve a colaboração de artesão, músicos, grupos teatrais, e artistas de diferentes segmentos. Tornando-se um compromisso assumido pelo poder público, independentemente do mandato administrativo. Cabe ao Conselho Municipal das Políticas Culturais de Tupã acompanhar a execução do PMC, para elaborar anualmente o planejamento do implemento das metas e os relatórios de análise e transparência.

Outros dos eixos preconizados estão: a formação de público/ plateia. A criação de projetos culturais; a veiculação periódica dos eventos nos meios de comunicação; a descentralização da cultura; o fomento da condição do artista como profissional; os atos de valorizar, preservar, restaurar e difundir o patrimônio cultural material e imaterial de Tupã; e a criação de leis de incentivo e proteção à cultura; entre outros.